Antes de mais nada, o desgaste dos últimos jogos no Campeonato Brasileiro entre comissão técnica e torcida, fez a diretoria do Vasco da Gama descartar a permanência do técnico Rafael Paiva para a temporada de 2025.
Desse jeito, o clube já se movimenta no mercado para contratar o substituto do treinador. Na verdade, o Vasco está sem técnico desde a rápida passagem de Álvaro Pacheco, já que Paiva nunca foi oficializado no cargo.
Inicialmente não existe um perfil traçado pela direção do clube. A ideia é agendar entrevistas e sabatinar o possível candidato para entender a metodologia de cada treinador. Depois disso, a decisão sairá em comum acordo entre o presidente Pedrinho, o diretor executivo Marcelo Sant’ana e o diretor técnico Felipe Loureiro.
Contudo, o pensamento é que o clube precisa agir rápido no mercado para não perder a oportunidade, já que outras equipes devem buscar novos treinadores após o fim da temporada. Outro ponto que ainda não foi definido é se o Vasco buscará somente nomes livres no mercado ou se o clube pode apresentar proposta para treinador já empregado.
Outro ponto que ainda precisa ser definido pelo clube é o orçamento destinado para a montagem da nova comissão técnica. Sem o aporte prometido pela antiga gestora da SAF do clube, foi necessário realinhar a rota. Nesse sentido, existem nomes que agradam e podem negociar.
Pedro Caixinha, que deixou recentemente o Red Bull Bragantino, e Fábio Carille que não seguirá no Santos, mas encerrou a temporada com o título da Série B, são nomes que agradam internamente. Além disso, a comissão técnica de ambos estaria dentro do orçamento do clube. Contudo, ainda não aconteceu um contato oficial com os profissionais.
Nomes livres no mercado
Com o final da temporada se aproximando, a busca por treinadores tente a aumentar, contudo o número de técnicos livres no mercado também é grande. Para se ter noção Tite, Cuca, Felipão e Vanderlei Luxemburgo são alguns técnicos brasileiro com histórico vencedor e que estão livres no mercado.
Além disso, entre os estrangeiros nomes como Guillermo Barros Schelotto, Eduardo Coudet, Luís Castro, Jesualdo Ferreira e Carlos Queiroz também estão sem clube. A ideia da direção do clube é anunciar o novo treinador logo após o final da temporada.
Ricardo Ferretti
Paulo Turra
Mauricio Barbieri
Cláudio Caçapa
Umberto Louzer
Guto Ferreira
Eduardo Barroca
Zé Ricardo
Celso Roth
Diego Coca
Hugo Ibarra
Diego Martínez
Mauricio Pellegrino
José Pekerman
José Peseiro
Sérgio Conceição
Ivo Vieira