Diz o ditado do futebol que “todo grande time começa por um grande goleiro”. E se faltava um ex-jogador da posição na equipe de comentaristas da Globo, não falta mais. Isso porque o gaúcho Fernando Prass, que defendeu a meta de grandes clubes do futebol brasileiro ao longo dos 22 anos de uma carreira vitoriosa nos campos, chega para reforçar o elenco da emissora com suas análises em transmissões e programas esportivos no sportv e no Premiere.
“Minha carreira como atleta foi construída com muitos desafios e agora não será diferente! No fundo são estes desafios que me movem e me motivam a estar sempre produzindo, independentemente da área. Vamos para mais este enorme desafio. Feliz demais por chegar nesta grande casa com muitas expectativas e cheio de sonhos”, afirma Fernando Prass.
Nascido na cidade de Viamão, Fernando Büttenbender Prass começou a carreira nas categorias de base do Grêmio, onde se profissionalizou em 1998 e conquistou o título gaúcho do ano seguinte. Em 2002 seguiu para o Coritiba, clube no qual foi um dos destaques do bicampeonato paranaense em 2003 e 2004. No ano seguinte se transferiu para o futebol português, ficando por três temporadas no União de Leiria. Voltou ao Brasil para vestir a camisa do Vasco da Gama em 2009, onde conquistou uma Série B e uma Copa do Brasil. Negociado com o Palmeiras em 2012, acrescentou mais títulos à sua carreira, com destaque para os Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018. No Ceará, seu último clube, conquistou uma Copa do Nordeste antes de se aposentar em fevereiro de 2021.
Um ano após a despedida dos campos, Prass passou a atuar como comentarista.