Logo depois de retomar a temporada no jogo contra o Botafogo no próximo sábado, em Brasília, o Vasco já tem um compromisso eliminatório importante pela frente: vai até Quito para enfrentar o Independiente del Valle, na partida de ida dos playoffs da Sul-Americana, fase que antecede as oitavas de final da competição. E como anda o adversário equatoriano?
Vive um bom momento, dá para resumir dessa forma. O time comandado pelo espanhol Javier Rabanal foi a campo na noite deste sábado, para o confronto direto pela ponta da liga nacional contra o Barcelona de Guayaquil. Abriu o placar, sofreu o empate nos minutos finais, mas segue liderando o campeonato e completou oito jogos consecutivos sem perder.
Neste sábado, o jovem meia-atacante Darwin Guagua, de apenas 17 anos, abriu o placar do jogo em casa: ele aproveitou o cruzamento rasteiro de Emerson Pata pela direita e bateu firme cruzado, vencendo o goleiro Arruabarrena.
O Del Valle administrou a vitória até o fim, mas sofreu o empate aos 37 minutos do segundo tempo, quando Quiñonez completou de cabeça o passe de Parrales e deixou tudo igual.
Veja os gols:
Darwin 👶🏾⚽️🥅 pic.twitter.com/tIwj9LyYBW
— Independiente del Valle (@IDV_EC) July 6, 2025
Vamooooooos 👊🏽 https://t.co/oeVydTj8My
— BARCELONA S.C. (@BarcelonaSC) July 6, 2025
Com o resultado, o Independiente del Valle segue na liderança isolada do Campeonato Equatoriano, com 37 pontos, três à frente do Barcelona, que tem 34 e é o vice-líder. Diferente do Brasileirão, a liga do Equador parou apenas por duas semanas em função da Data Fifa e da Copa do Mundo de Clubes.
O adversário do Vasco na Sul-Americana não perde desde o dia 15 de maio, quando foi goleado pelo River Plate por 6 a 2 na fase de grupos da Libertadores. Por outro lado, cabe dizer que foram quatro empates nos últimos cinco jogos. Veja a sequência invicta do Del Valle:
O Independiente del Valle tem mais um compromisso pelo campeonato local antes de enfrentar o Vasco: enfrenta o Macará na próxima sexta-feira, fora de casa.
Del Valle e Vasco jogam pelos playoffs da Sul-Americana no dias 15 (em Quito) e 22 (em São Januário) de julho.