Ex-jogador com currículo recheado, passagens pela seleção brasileira e diversos outros clubes, Zé Maria guarda em um lugar especial a lembrança do dia em que fez gol e decidiu título em um Santos x Vasco, confronto que vai se repetir neste domingo, pela 20ª rodada do Brasileirão, com bola rolando a partir das 16h (de Brasília).
Ele era o lateral-direito do Vasco na campanha do tricampeonato doTorneio Rio-São Paulo do Vasco em 1999. E fez o primeiro gol da vitória por 2 a 1 no jogo de volta da decisão, no Morumbi, cobrando falta numa "batida seca", como ele mesmo definiu (relembre no vídeo acima). Na ida, o time carioca havia vencido por 3 a 1.
- Jogar naquele time era muito fácil porque tinha muito craque. O (Carlos) Germano era da Seleção, o (Mauro) Galvão tinha jogado na Seleção, Juninho, Felipe... - contou ao ge.
- O jogo estava muito tenso porque o Santos precisava ganhar. Eu sempre treinei muito (cobranças de falta). Nas categorias de base, fiz alguns gols de falta na Portuguesa. A batida foi muito seca, e eu consegui pegar ela muito bem - completou.
Em 15 anos de carreira como jogador profissional, Zé Maria fez pouco mais que 40 gols. Ele parou de jogar em 2009 e hoje é treinador do Olbia, da quarta divisão da Itália - o ge conversou com ele em junho, após o anúncio de Carlo Ancelotti como técnico da seleção brasileira, para registrar as impressões do primeiro brasileiro comandado pelo treinador italiano.
"Não fui de fazer muitos gols, então esse para mim foi muito importante. Aquela vitória, como foi a vitória, contra quem e onde, para mim foi muito importante", concluiu.
Santos e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbis. A equipe comandada por Fernando Diniz está na zona de rebaixamento e ocupa no momento a 17ª posição da tabela do Brasileirão.