O Vasco finaliza, nesta segunda-feira (21), a preparação para o jogo que vale classificação na Copa Sul-Americana. A bola rola nessa terça (22), às 21h30, em São Januário, diante do Independiente del Valle-EQU, pela volta dos playoffs. O Cruzmaltino perdeu por 4 a 0 na ida, em Quito, e terá mudanças na escalação para buscar a complicada vaga nas oitavas de final.
A primeira alteração será no sistema defensivo. Isso porque Lucas Piton foi expulso na semana passada e, por isso, cumprirá suspensão automática. A tendência é que Victor Luís, que entrou em seu lugar e é o substituto natural da posição, comece na lateral esquerda. Na zaga, João Victor deve continuar, embora esteja em baixa com a torcida recentemente.
Do meio para frente, a comissão estuda manter a base que atuou no empate em 1 a 1 com o Grêmio, também no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Afinal, o time precisará de muitos gols de olho em avançar de fase. O que indica uma formação mais ofensiva e agressiva, com manutenção de David na escalação, por exemplo.
Coutinho fora
A grande ausência na lista de relacionados seguirá em torno do camisa 11 da Colina. Fora do duelo na altitude de Quito, Philippe Coutinho ainda não retornará nesta terça-feira (22). O meia segue tratando de lesão na panturrilha esquerda, sofrida ainda na paralisação do calendário em meio à disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Cérebro do time, o jogador chegou a entrar em campo no clássico contra o Botafogo, mas não aguentou as dores e acabou substituído. O Vasco, aliás, quer contar com seu principal criador de jogadas apenas quando estiver 100%. Assim, evitaria agravamento do problema muscular ou, até mesmo, acúmulo de contusões, algo pertencente ao histórico do atleta.
Cenários para classificação do Vasco na Copa Sul-Americana: