A COBRANÇA DO NEWELL’S OLD BOYS NA FIFA PODE GERAR UM TRANSFERBAN?
#CanaldoPedrosa apurou:
O time argentino cobra 2.6 milhões de dólares pela venda do volante Sforza, em fevereiro de 2024, quando o Vasco era gerido pela 777 Partners. O NOB comunicou que acionou nesta quarta-feira (28) a FIFA para que a cobrança seja feita.
Porém o Vasco é um clube que atualmente está em Recuperação Judicial, ou seja, está sob a jurisdição do país. No entendimento jurídico, em geral, a FIFA acata a legislação do Brasil. A entidade máxima do futebol analisa cada caso de forma diferente. Em cada situação de possível transferban ela constrói um painel com juízes do mundo inteiro que vai avaliar caso a caso.
O VASCO ESTÁ PROTEGIDO DO TRANSFERBAN?
O entendimento inicial é que a FIFA deve respeitar a legislação e, com a dívida em RJ, não notificar para isso. Entretanto não dá para CRAVAR que o Vasco está totalmente protegido. Existem casos em que a FIFA, apreciando o caso, mesmo assim pode fazer uma notificação de transferban. Se isso ocorrer, o Vasco terá que pedir uma autorização ao plano de credores da RJ para poder pagar essa dívida individualmente e não ficar impedido de fazer transferências na janela.
OU SEJA: primeiro é aguardar a avaliação da FIFA, saber qual vai ser a decisão e agir de acordo com ela. Quando a notificação do transferban acontece ANTES da RJ, a FIFA geralmente não acata. Porém como no caso do Vasco a notificação do time argentino virá depois da RJ já em prática, expectativa é de que a FIFA respeite a legislação e essa dívida seja paga dentro da Recuperação Judicial.