Fábio Carille tem um trunfo para aliviar a pressão no cargo: o aproveitamento em São Januário. O treinador venceu todos os jogos que disputou com o Vasco no estádio.
A vitória por 3 a 1 sobre o Sport foi a sexta partida do comandante à frente do Vasco na Colina Histórica, a segunda pelo Brasileirão. São 12 gols marcados e apenas três sofridos.
Em 2025, o Vasco também soma dois empates em São Januário, nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca: 1 a 1 com o Nova Iguaçu; e 0 a 0 com o Bangu. No entanto, a equipe ainda não era comandada por Carille. Ramon Lima, então técnico do sub-20, estava à frente do time misto que iniciou o estadual. O treinador só estreou contra o Madureira, pela 4ª rodada do torneio
- Seis jogos desse grupo este ano em casa, seis vitórias. Então, mais uma vez, muito obrigado mesmo pelo apoio, vem junto com a gente, que essa não é uma luta só nossa, é de todos nós. E sabemos que quando ele (torcedor) está com a gente ali, mesmo nos momentos difíceis a gente busca força. E fazer da nossa casa aqui um caldeirão mesmo a nosso favor, e o torcedor faz muito parte disso, então mais uma vez muito obrigado - disse Carille.
O aproveitamento fora de São Januário, porém, é bem destoante. Ao todo, Carille comandou a equipe em 11 partidas longe do estádio, com apenas 36,3% de aproveitamento. Foram três vitórias, três empates e cinco derrotas.
Agora, Carille terá seu segundo jogo como visitante no Campeonato Brasileiro para melhorar os números também atuando fora de casa, contra o Ceará nesta terça-feira. O Vasco estreou fora de casa com uma dura derrota por 3 a 0 para o Corinthians, na Neo Química Arena, pela segunda rodada da competição.
O treinador poupou oito titulares naquele confronto e foi bastante criticado pela torcida. Durante a coletiva após o duelo deste sábado, Carille afirmou que o planejamento foi bem executado para que a equipe tivesse condições de vencer as duas partidas seguintes em São Januário.
- O grupo está confiante. Não me sinto pressionado internamente. Sou muito claro com meu trabalho. Os diretores acompanham, veem vídeos, veem o que conversamos com os jogadores. Do jogo do Santos para cá, o que planejei deu certo. Se eu não tivesse ganho na terça ou hoje, teria dado errado. Um planejamento da minha cabeça, discutindo e conversando, o que foi feito contra o Corinthians. Se a gente vai com o grupo principal para o Corinthians, não ia estar inteiro na terça nem hoje. A gente está vendo todos os times mudando bastante e a gente vindo de altitude. Graças a Deus deu certo o que planejei. Se não tivesse dado, a responsabilidade seria minha.
Ceará e Vasco abrem a quarta rodada do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília). A partida acontece no Castelão, em Fortaleza.