Em meio à grande recuperação na reta final do primeiro turno do Brasileirão e empolgado com o retorno do meia Philippe Coutinho, que teve sua contratação oficializada, o Vasco deu mais um grande passo para uma temporada mais tranquila. Na noite desta quarta-feira (10), pela 10ª rodada, em São Januário, o time comandado pelo interino Rafael Paiva teve atuação segura diante de sua torcida e bateu o Corinthians pelo placar de 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados pelo lateral-esquerdo Lucas Piton e pelo volante Sforza, em linda cobrança de falta.
Com o resultado, o Cruz-Maltino chegou a 20 pontos e respira longe da zona de rebaixamento. O próximo duelo será apenas na próxima quarta-feira (17), com o Atlético-GO, fora de casa.
O jogo
A primeira etapa foi bem movimentada e, apesar de ter terminado sem gols, mostrou um bom nível de competitividade do Vasco. Rafael Paiva armou a equipe para uma imposição no campo de ataque, buscando as jogadas em velocidade com David e Adson, e levou perigo principalmente com o segundo, ex-Corinthians, pela direita.
Em oportunidades claras de gol, os primeiros 45 minutos deixaram a desejar. O Cruz-Mantino teve boas possibilidades em contra-ataques, principalmente na reta final, mas acabou desperdiçando e pecando no último passe. O Corinthians levou perigo em cobrança de falta de Igor Coronado, que obrigou Léo Jardim a fazer boa defesa.
Na volta do intervalo, o Vasco conseguiu manter o bom desempenho e abriu o placar em uma jogada cantada, pelo lado, principal característica dos últimos jogos. Aos nove minutos, Hugo Moura achou Lucas Piton pelo lado esquerdo, e o lateral, ex-jogador do Timão, tirou da marcação e mandou uma bomba cruzada, rasteira, para explodir São Januário.
O gol marcado empolgou ainda mais o time comandado por Rafael Paiva, que teve um desempenho exemplar na marcação. Com a vantagem no placar, as linhas do Vasco subiram para um bloco médio e focado na recuperação para os contra-ataques.
A equipe paulista bem que tentou uma reação apostando nas jogadas aéreas e rondando a área, mas sequer levou perigo à meta do goleiro Léo Jardim. Já nos acréscimos, no entanto, o volante Sforza tratou de dar um ponto final em qualquer pingo de sonho.
Aos 49 minutos, o Vasco teve falta de média distância e o volante argentino assumiu a responsabilidade. Com toda categoria, o camisa 20 cobrou de perna esquerda no ângulo de Matheus Donelli para marcar um golaço e sacramentar a vitória pelo placar de 2 a 0.