O Vasco anunciou na noite desta quinta-feira um acordo com o atacante Andrés Gómez e tem conversas avançadas com o Galatasaray para a contratação do zagueiro Carlos Cuesta. Com a chegada dos dois colombianos, o elenco vascaíno chegaria a dez estrangeiros e ultrapassaria o limite de nove jogadores gringos permitido pela CBF para a lista de relacionados por partida em competições nacionais.
Atualmente, o Vasco tem nove estrangeiros no elenco: os argentinos Vegetti, Sforza e Garré; os uruguaios Puma Rodríguez e Maurício Lemos; o português Nuno Moreira; o angolano Loide Augusto; e o chileno Jean David. O clube confirmou o acordo com o colombiano Andrés Gómez, que desembarcou no Rio de Janeiro na quinta-feira para realizar os exames médicos e assinar em definitivo.
O diretor de futebol Admar Lopes, do Vasco, viajou para a Turquia para tentar fechar a contratação de Carlos Cuesta, que pode se tornar o 10º gringo no plantel. Além de um defensor, a intenção da diretoria é trazer mais um jogador para o setor ofensivo.
A diretoria, porém, não descarta saídas de alguns dos estrangeiros na atual janela de transferências. Alguns atletas não vêm jogando e têm as respectivas situações avaliadas pelo clube.
Um deles é Sforza, que não faz parte dos planos e atuou em apenas cinco partidas em 2025. A diretoria recebeu sondagens sobre a situação do jogador e há conversas entre o clube e seus representantes para definir o seu futuro.
Jean David, por sua vez, recebeu sondagens de clubes do México e do Chile e chegou a recusar uma oferta de um time do exterior para deixar o Vasco em julho. Havia um acordo entre os dois clubes, mas o jogador não aceitou o salário oferecido. O chileno está fora dos planos da comissão técnica de Fernando Diniz e sequer é relacionado. Sua última vez em campo pelo Vasco foi há quatro meses diante do Ceará, no dia 15 de abril.
Por fim, há a situação de Puma Rodríguez, cuja renovação contratual estagnou nos últimos meses. O lateral chegou a não ser relacionado por Diniz por opção técnica contra o Grêmio.
O lateral, porém, voltou a receber oportunidades e completou sete jogos no Brasileirão na última rodada, o que dificultaria uma negociação com outro time brasileiro nesta janela. O contrato de Puma acaba no fim deste ano.