O Vasco iniciou a preparação em Piracicaba nesta sexta-feira, onde estreará neste sábado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, contra o XV de Piracicaba, às 15h. O clube carioca busca o segundo título de sua história na competição.
Por estar utilizando muitos jogadores da base na preparação para o Campeonato Carioca, o Vasco terá desfalques importantes do time Sub-20 na Copinha. Alguns dos principais destaques da categoria estão no CT Moacyr Barbosa e terão o campeonato estadual como laboratório para o restante da temporada.
Mesmo assim, o Vasco tem boas promessas para o torcedor ficar de olho na Copinha, a competição de base mais tradicional do Brasil. O ge preparou um guia para o vascaíno saber tudo sobre o torneio.
Grupo, agenda e onde assistir
O Vasco está no Grupo 32 da Copa São Paulo de Futebol Júnior e enfrentará o XV de Piracicaba na estreia. O Nacional-SP e o Canaã, da Bahia, completam o grupo.
Relacionados
O Vasco inscreveu 30 atletas, representando as gerações de 2004 a 2008 do clube. No entanto, apenas 22 jogadores viajaram para São Paulo. Veja a lista de quem disputará a competição.
Allan Victor, Paulinho, Lyncon, Luiz Gustavo, Lucas Loureiro, Bruno Lopes, GB e Maxsuell Alegria foram inscritos na competição, mas ficaram no Rio de Janeiro e estão com o grupo que se prepara para as primeiras partidas do Campeonato Carioca no CT Moacyr Barbosa.
Phillipe Gabriel: goleiro com grande passagem por seleções de base, Phillipe Gabriel tem 18 anos e certamente é um dos melhores prospectos da posição no país. O goleiro de 1,96m já foi campeão do Sul-Americano pela Seleção Sub-17 e também conquistou o título do Carioca e da Copa Rio na categoria pelo Vasco. É filho do ex-zagueiro Luiz Alberto e recentemente assinou contrato profissional com multa de R$ 330 milhões. Já até marcou gol de cabeça contra o Flamengo (veja no vídeo acima).
Riquelme Avellar: o nome de craque até que é comum na Copinha, mas o lateral-esquerdo do Vasco não é apenas mais um Riquelme na disputa da competição. O canhoto de 18 anos começou a carreira como meia, mas foi para a lateral e tem muita qualidade técnica.
Ramon Rique: o meia de 17 anos fez uma grande temporada em 2024 e se consolidou como uma das maiores promessas da atual base do Vasco. Ramon Rique tem visão de jogo, força física e qualidade técnica para se tornar um meia de destaque.
Lukas Zuccarello: o meia chegou ao Vasco em 2022, depois de passagens pela base do Nacional-SP, adversário nesta Copinha, São Paulo, Corinthians e Sport. Zuccarello tem drible, passe e boa finalização, credenciais que o colocaram como a joia do clube em 2025 a ser observada no ge. Vale ficar de olho.