O Vasco vive a incerteza se vai conseguir manter Rayan no clube. O atacante acabou de completar 16 anos, o que permite a ele assinar seu primeiro vínculo profissional. Contudo, as conversas estão paralisadas, desencadeando ares de dúvida. Internamente, ele é visto como uma das principais promessas da base cruz-maltina.
Em julho, o Cruz-Maltino fez uma oferta para assinar com Rayan seu primeiro contrato profissional. Entretanto, as cifras envolvidas não satisfizeram o staff do atleta. Como um dos destaques da geração de 2006, o atacante é equiparado a Endrick, do Palmeiras.
Comparação com Endrick e baixa valorização segundo o staff do atleta
O talentoso jovem do Palmeiras chegou a um acordo com o clube paulista, com um salário de aproximadamente R$ 90 mil. Por isso, os representantes de Rayan defendem que ele deveria ser mais valorizado pelo Vasco, que fez uma proposta de aproximadamente R$ 12 mil, segundo informação do jornalista Joel Silva.
O staff do Rayan apresentou uma contraproposta ao Cruz-Maltino. Contudo, o clube ainda não tomou uma decisão. A ausência de uma resposta em quase 40 dias se deve ao período de mudança por conta da estruturação da SAF vascaína.
Ainda mais, porque apesar de estar agindo nos bastidores, a 777 Partners não assumiu de forma oficial. Afinal, ainda é necessário resolver alguns detalhes burocráticos pendentes. A tendência é a de que um posicionamento seja apresentado até o dia 5 de setembro.
Clubes brasileiros de olho na situação
Outros grandes clubes brasileiros já observam a situação de Rayan. Aliás, alguns deles já fizeram sondagens. Entretanto, a expectativa é que a promessa continue no Vasco. Além disso, o garoto é oriundo da Barreira e começou no Cruz-Maltino com 6 anos.
Somado a isso, existe a vontade do atleta que é permanecer. O Gigante da Colina inclusive possui a prioridade para firmar o primeiro contrato profissional com o atacante.
Se ambos os lados, não chegarem a um entendimento, o Vasco ainda vai ter a chance de apresentar uma oferta superior à de outra equipe brasileira. O contrato de formação do atacante com o Gigante da Colina, que vai até agosto de 2023, permite isso.
Conheça um pouco sobre Rayan
Rayan é filho do ex-zagueiro Valkmar, que atuou no Cruz-Maltino na década de 90. O garoto é visto como um potencial craque e foi o destaque da equipe sub-17, campeã da Copa Rio e vice da Copa do Brasil. Nessa categoria, o promissor jogador já marcou 22 gols em 17 partidas.
Ademais, o jovem atacante já até subiu para o sub-20 em algumas oportunidades. Aliás, ele até disputou a edição da Copinha desse ano. Na categoria de cima foram nove partidas, apenas uma como titular e dois gols marcados. Como já citado, Rayan tem um contrato de formação com o Vasco, que é válido até agosto de 2023.