Quem acompanha a base do Vasco nos últimos anos esperava com ansiedade a chegada de Rayan Vitor ao profissional. Nascido em 2006, o atacante foi o grande nome da geração mais vitoriosa da história das categorias de base do clube, empilhando títulos estaduais, nacionais e até intercontinentais. Mesmo sem ser um jogador de muita ginga, Rayan sempre chamou atenção pela facilidade de deixar marcadores para trás com dribles em velocidade e pela força física. Além disso, tem faro de gol: foi artilheiro em praticamente todas as competições que disputou, inclusive pela Seleção, terminando como goleador do Sul-Americano Sub-17 em 2023, com 5 gols e 3 assistências em 9 jogos.
O ano de 2022 foi especial. Pelo sub-17, Rayan marcou 29 gols e deu 5 assistências em 34 partidas. Liderou o Vasco nas conquistas da Copa Rio e do Carioca, e ainda levou o time à final da Copa do Brasil Sub-17, onde perdeu por um apertado 6 a 5 no agregado para o Palmeiras de Endrick. Detalhe: balançou as redes em todas as finais que disputou naquela temporada. No ano seguinte, se tornou o jogador mais jovem da história a marcar gol na tradicional Copa São Paulo Sub-20.
Depois de um período de adaptação, o cria já começa a mostrar serviço no time principal. Tem sido o principal destaque ofensivo da equipe nos últimos jogos sob o comando de Fernando Diniz. Em 2025, já são 7 gols marcados, o que faz dele o vice-artilheiro do Vasco na temporada.
No último domingo, Rayan atingiu uma marca importante: o gol contra o Inter foi o décimo dele como profissional. Com isso, se tornou o terceiro jogador com mais gols pelo Vasco em competições oficiais antes de completar 19 anos. Está atrás apenas de Dejayr, do Expresso da Vitória, e de Vavá, um dos maiores ídolos da história do clube.
Confira o Top 5:
1º Dejayr – 16 gols
2º Vavá – 12 gols
3º Rayan – 10 gols
Thalles Penha – 10 gols
5º Andrey Santos – 9 gols
Alan Kardec – 9 gols
Rayan completará 19 anos no próximo Domingo, dia 3 de Agosto. Até lá, o Vasco enfrenta o CSA (Copa do Brasil) e o Mirassol (Brasileirão).