O ano de 2025 caminhava com todo jeito de fim de ciclo para Puma Rodríguez no Vasco. No último ano de contrato, vinha sendo pouco utilizado e parecia que teria uma saída pela porta dos fundos. Só que, como Paulo Henrique virou desfalque constante neste mês de agosto, o técnico Fernando Diniz voltou a precisar do camisa 2, que mostrou serviço. Neste domingo, contra o Sport, às 20h30, em Recife, ele estará mais uma vez em campo.
Depois de um mês de julho para ser esquecido (foram cinco partidas sem sair do banco e uma, contra o Grêmio, em que sequer foi relacionado), Pumita vai para a oitava seguida. Já atingiu sua melhor sequência em 2025.
Foi titular em quatro delas. Em três, no lugar de Paulo Henrique, que vem sofrendo com um edema na coxa direita. Na outra, foram titulares juntos, repetindo a dobradinha que marcou a reta final de 2024, com o uruguaio atuando como extremo pela direita.
Paulo Henrique voltou a ser assombrado pelo edema contra o Botafogo, na última quarta, pela Copa do Brasil. Pumita jogou o segundo tempo e chegou ao seu 100º duelo pelo cruz-maltino.
Com a pausa para o período de seleções, o Vasco espera recuperar Paulo Henrique a tempo do segundo jogo contra o Botafogo, no dia 11. Ou seja, esta pode ser a última oportunidade para Pumita mostrar que, mesmo com o companheiro de posição de volta, ele também tem muito a contribuir.
Paulo Henrique não será o único desfalque. Diniz também não poderá contar com Tchê Tchê e Paulinho. Por outro lado, Matheus França e Robert Renan foram relacionados pela primeira vez.