Clube

O que restou para o Vasco após eliminação na Copa do Brasil

Com a eliminação na semifinal da Copa do Brasil, no último sábado (19), para o Atlético-MG, o Vasco volta suas atenções totalmente para o Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino ainda tem nove partidas da competição para disputar até o fim da atual temporada.

Na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, o Vasco ainda tem cinco pontos de vantagem sobre a zona do rebaixamento. Mas há quase dois meses sem vencer, sendo cinco partidas neste período pelo Brasileiro, o Cruz-Maltino precisa ligar o alerta para não sofrer nas últimas rodadas da competição.

Para isso, o técnico Rafael Paiva quer ter como exemplo a atuação do Vasco no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, no último sábado, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. O Cruz-Maltino abriu o placar, teve chances para ampliar e conseguiu segurar o Galo em boa parte do jogo. Além disso, fez uma par partida de muita dedicação.

— Parâmetro que temos de cobrar é o que a gente mostrou hoje (sábado). Todos jogos são finais no Brasileiro. Perdemos pontos que não poderíamos. Precisamos tratar como tratamos contra o Atlético, transpirar e correr muito. Esse jogo é referência do que precisamos fazer no Brasileiro – afirmou Rafael Paiva após a eliminação do Vasco na Copa do Brasil.

E o que o Vasco mostrou no sábado foi, em parte, explicado pelo próprio Rafael Paiva na sua primeira resposta na coletiva após o empate com o Atlético-MG. Pela temporada do clube, o time superou as expectativas ao chegar na semifinal da Copa do Brasil.

No entanto, a atuação do último sábado ainda deixar um sentimento de frustração, pois o Vasco teve chances de construir um placar mais elástico em São Januário, principalmente no primeiro tempo, e cedeu poucas oportunidades ao Atlético-MG.

— A gente fez um grande jogo. Criou muitas situações de gol, conseguiu neutralizar o Atlético, que é muito difícil. Fica muito frustrado porque conseguimos colocar em prática tudo que a gente acredita e a bola não entrou. A gente sai com sentimento de frustração. No mínimo pênaltis a gente merecia. Orgulho pela equipe e pelo quanto a gente honrou a camisa do Vasco nesse jogo – disse Paiva.

Vasco ainda tem risco de rebaixamento no Brasileiro?

Apesar de estar há cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Vasco segue no meio da tabela e com cinco pontos de vantagem sobre o Corinthians, primeiro time na zona de rebaixamento.

De acordo com o grupos que estuda estatísticas no futebol do Departamento de Matemática da UFMG, o Vasco tem apenas 3,5% de chances de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Para chegar aos sonhados 45 pontos, que costumam salvar os times do rebaixamento, o Cruz-Maltino precisa de mais oito pontos nesta reta final do Brasileiro. Ou seja, precisa de um aproveitamento de apenas 29,6% nos últimos nove jogos da competição. Atualmente, o Vasco tem um aproveitamento de 42,4% no Brasileirão.

– Muito abatido hoje (sábado), amanhã, segunda. Vamos sentir muito. Produzimos para ganhar e levar no mínimo aos pênaltis. Criamos para isso. Frustrante tomar gol no final do jogo. Mas orgulho do que produziu e pode produzir. Buscar pontuação agora de 45 pontos, esse sentimento ruim tem que passar logo. Vasco é muito grande e temos de contribuir para isso – disse Rafael Paiva sobre o clima no clube após a eliminação.

O desempenho recente do time, no entanto, liga um alerta para os últimos meses do ano. Desde o último triunfo do Vasco, sobre o Vitória, no dia 1º de setembro, pelo Brasileiro, o Cruz-Maltino acumula oito jogos sem vencer – somando Copa do Brasil e Brasileiro. Neste período, a equipe de Rafael Paiva teve um aproveitamento de apenas 16,6%. Ou seja, muito abaixo do que o clube precisa para chegar aos 45 pontos. A ver como o Vasco vai reagir após a eliminação na Copa do Brasil.

Chances de vaga na Libertadores e Sul-Americana

Além de escapar de vez do rebaixamento, o Vasco ainda pode garantir uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025. De acordo com a UFMG, o Cruz-Maltino tem 65,4% de chances de terminar o Brasileiro na zona de classificação para a competição continental. 

Ainda conforme os especialistas, o clube que atingir a marca de 50 pontos tem 99% de chances de garantir a vaga na Copa Sul-Americana. Ou seja, o Vasco precisaria conquistar 13 dos 27 pontos que ainda disputa no Brasileiro.

Os mais otimistas também podem sonhar com uma vaga na Copa Libertadores. Atualmente, o Vasco está 12 pontos atrás do Inter, sexto colocado. No entanto, o G-6 ainda pode virar G-8 ou até G-9, a depender dos campeões da Copa Libertadores, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana – e suas respectivas posições no Brasileirão.

Caso, por exemplo, o Botafogo conquiste da Libertadores e o Flamengo fique com o título da Copa do Brasil – e ambos terminem o Brasileiro nas suas atuais posições, o G-6 já viraria G-8. Isso, é claro, facilitaria um pouco a vida do Vasco. Atualmente, o Cruz-Maltino está sete pontos atrás do Cruzeiro, atual oitavo colocado. Mas, de acordo com a UFMG, o Vasco tem apenas 0,5% de chance de ficar com uma vaga na Copa Libertadores.

Próximos jogos do Vasco

Vasco x Cuiabá — Campeonato Brasileiro — 24 de outubro (quinta-feira), às 19h (horário de Brasília);

Vasco x Bahia — Campeonato Brasileiro — 28 de outubro (segunda-feira), às 21h (horário de Brasília);

Botafogo x Vasco — Campeonato Brasileiro — A definir;

Fonte: Trivela
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco 3
    Bahia Bahia 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (41,07%)
Empates 17 (30,36%)
Derrotas 16 (28,57%)
Total 56
Gols
Marcados 75 (52,08%)
Sofrido 69 (47,92%)
Total 144
Saldo 6
Cartões
Amarelos 143 (92,26%)
Vermelhos 12 (7,74%)
Total 155