O Vasco deixou para trás a eliminação na semifinal da Copa do Brasil e virou a chave para o Brasileirão. O time tem nove jogos pela frente para buscar seu grande objetivo no campeonato, que é voltar a disputar uma competição sul-americana em 2025.
O risco de rebaixamento é baixo (5,10%), e a probabilidade de ir à Sul-Americana é de mais de 60%, mas ainda há a esperança de disputar a Libertadores. No momento, a única chance do Vasco é ir para a Pré-Libertadores, ou seja terminar no G-6. Mesmo assim uma possibilidade distante, de apenas 0,27%, de acordo com cálculos do Espião Estatístico.
Tendo como base a classificação do Brasileirão de 2023, o ge fez as contas do que o Vasco precisa para confirmar uma vaga na Pré-Libertadores. No ano passado, o sexto colocado foi o Red Bull Bragantino, com 62 pontos. Novas vagas podem abrir caso os campeões da Copa do Brasil e/ou Sul-Americana e/ou Libertadores terminem o campeonato entre os seis primeiros colocados.
As estatísticas apontam que, para ir direto à Libertadores, um time precisaria de 67 pontos, pontuação que o Vasco não conseguiria alcançar mais no Brasileirão.
Há 27 pontos em jogo para o Vasco. Se o time vencer as nove partidas chegará a 64 pontos, o que lhe daria a vaga na Pré-Libertadores. Para chegar à pontuação corte do ano passado, portanto, é preciso vencer oito e empatar um dos confrontos que restam. Não tem margem para erro.
Neste momento, o Vasco está a 12 pontos do Internacional, que é o sexto colocado. Além de chegar aos 62 pontos (número que pode variar), o time precisaria da seguinte ajuda dos rivais:
A projeção pode mudar caso os campeões da Copa do Brasil e/ou Sul-Americana e/ou Libertadores terminem o Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados. Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro e Flamengo disputam estas competições e estão acima do Vasco na tabela. O Corinthians também está na semifinal da Sul-Americana, mas não briga por vaga no G-6.
Assim, o G-6 pode virar até G-9, ou seja, haveria possibilidade de abrir mais três vagas para a Libertadores. Levando em consideração as pontuações do sétimo ao nono colocados no ano passado, o cálculo para o Vasco é o seguinte:
Dos times que estão acima na tabela, o Vasco ainda vai enfrentar cinco: Bahia, Botafogo, Fortaleza, Inter e Atlético-MG. Veja a tabela do time de Rafael Paiva na reta final do Brasileirão:
* Data ainda a ser confirmada pela CBF