O Vasco conta atualmente com sete estrangeiros no elenco e tem negociações em andamento com outros. Afinal, quantos gringos podem jogar juntos no Carioca, na Copa do Brasil e no Brasileirão? O ge explica.
O estrangeiro mais recente no Vasco é Robert Rojas. O zagueiro paraguaio foi contratado no início deste ano junto ao River Plate e se juntou ao grupo na pré-temporada no Uruguai. Além dele, o clube tem outros seis gringos: os também zagueiros Medel e Capasso, o lateral-direito Pumita Rodríguez, o meia Payet e os atacantes Orellano e Pablo Vegetti.
Sete é o número máximo de estrangeiros que o Vasco poderá relacionar para um jogo, seja do Campeonato Carioca, da Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro. Antes, o regulamento da Ferj só permitia a relação de cinco gringos por partida, mas a regra foi alterada nesta segunda-feira após consenso entre a federação e os clubes.
Uma vaga deve ser aberta nas próximas semanas. Isso porque Orellano conversou com a comissão técnica na reapresentação da equipe, mostrou-se insatisfeito no futebol brasileiro e pediu para ser negociado. O Vasco procura uma solução para a situação do atacante argentino de 23 anos, que não viajou para a pré-temporada em Punta del Este.
Esse espaço tende a ser preenchido por outro estrangeiro. No momento, o Vasco tem negociações com dois gringos: Juan Sforza e Luciano Rodríguez. O Newell's Old Boys já dá como certa a saída do volante, mas a SAF ainda depende da liberação da 777 Partners. A situação do atacante já é mais complicada, pois a pedida do Liverpool-URU é alta - as partes conversam.
Outro gringo citado no clube é Gustavo Cuéllar. O colombiano está no Al-Shabab, da Arábia Saudita, e faz parte da lista de desejos do técnico Ramón Díaz, mas a negociação é improvável.
Apesar de a regra indicar o número de gringos que podem jogar juntos, não há qualquer limite para o número de jogadores estrangeiros no elenco. Todos podem ser inscritos nas competições.
No caso do Vasco, todos os gringos atualmente no elenco podem ir para os jogos. Mas, se o clube fechar com os estrangeiros com quem negocia, a comissão técnica terá que fazer cortes na lista de relacionados.