O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação se encerrou na tarde deste domingo, 8, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reuniu 289 esportistas desde sexta-feira, 6, no complexo esportivo localizado na zona sul da capital paulista.
Ao fim do evento, a Associação Atlética Ferroviária de Botucatu (AAF), em parceira com a Naurú, de São Paulo, conseguiu quebrar a sequência de dois títulos seguidos do Praia Clube, de Uberlândia, e sagrou-se campeã nacional em 2024. O clube paulista somou somou 1.437 pontos, contra 1.316 da agremiação mineira e 738,50 do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, que completou o pódio dos clubes na terceira colocação.
Segundo o regulamento da competição, os clubes somavam pontos desde o primeiro até o oitavo lugar nas provas em cada classe. Com isso, a AAF Naurú somou mais pontos ao obter 40 medalhas de ouro, 34 de prata e 33 de bronze.
“Ficamos muito feliz com este resultado. Temos a alegria de ter começado esse projeto com o técnico Antônio Luiz Cândido [conhecido como Maceió], que é um ídolo para mim e um dos melhores na natação paralímpica do Brasil e do mundo. Passamos por altos e baixos, mas sempre continuamos lutando. Esse título vai inspirar muitas outras equipes a investir no esporte paralímpico”, afirmou Verônica Hipólito, atleta de atletismo e uma das sócia-fundadoras do clube.
“Esse é o sonho de cada gestor, de cada comandante de clube. A profissionalização do nosso programa, do nosso grupo. E essa conquista vem para coroar um ano fantástico da Naurú como um todo. Esse título é muito comemorado e vem para consolidar o trabalho feito com o apoio de muitos profissionais e atletas da equipe. Torcer para, no ano que vem, a competição tenha uma competitividade ainda maior e com uma participação maior de clubes”, completou Maceió, treinador de atletas como a potiguar Cecília Araújo (S8) e a mineira Patrícia Santos (S4), entre outros, e responsável pela natação na AAF Naurú.
A AAF Naurú contou com a maior quantidade de atletas jovens em disputa no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação. Ao todo, foram 18 nadadores com menos de 23 anos que representaram o clube paulista na competição. Entre eles, estava o paulista Victor dos Santos Almeida, o Vitinho, que conquistou um ouro nos 100m borboleta, nos 200m medley, nos 100m costas e no revezamento 4×100 medley misto, além de uma prata nos 400m livre. Todos os pódios obtidos pela classe S9 (limitações físico-motoras).
“A Naurú é essencial na minha vida. Desde 2022, foi um clube que me abraçou quando eu tinha 13 anos. Para mim, é uma família mesmo. Sempre me apoiaram com tudo o que precisava, com material esportivo, traje. Eu senti que é um clube que se importa com cada atleta, independentemente do nível e da experiência de cada um”, explicou o jovem medalhista de ouro nos 100m costas, prata nos 50m borboleta, e bronze nos 200m medley e 400m livre nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.
O último dia de provas na piscina do CT Paralímpico contou com dois novos recordes das Américas: um do nadador paulista Gabriel Bandeira e outro da mineira Laila Suzigan, ambos do Praia Clube. O nadador da classe S14 (deficiência intelectual), na disputa dos 100m costas, nadou em 58s48 e reduziu os seus 58s54 feitos nos Jogos de Paris 2024.
Um dia antes, Gabriel Bandeira já havia feito a sua melhor marca do ano na prova dos 100m borboleta, disputa em que foi medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Já Laila fez 1min49s93 na prova dos 100m peito da classe S5 (limitações físico-motoras) e superou os 1min50s11, da norte-americana Noga Nir-Kistler, de 2013.
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação teve na piscina a presença de campeões mundiais e medalhistas paralímpicos em início oficial de ciclo para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Na primeira competição nacional após Paris 2024, o mineiro Gabriel Araújo, também conhecido como Gabrielzinho, e o paulista Samuel Oliveira, ambos do Praia Clube, de Uberlândia (MG), nadaram os 50m borboleta nas classes S2 e S5 (limitações físico-motoras), respectivamente.
O Brasileiro de natação aconteceu simultaneamente aos de atletismo e halterofilismo no CT Paralímpico. Além deles, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ainda realizou o de tiro esportivo no Clube Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro. Juntas, as quatro competições reuniram 1.197 atletas, dos quais nove foram campeões paralímpicos nos Jogos de Paris 2024 e outros 37 também subiram ao pódio na capital francesa.
Neste final de semana, o CPB também realizou a 2ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024. Mais de 18 mil crianças e jovens experimentaram modalidades adaptadas de maneira lúdica em 110 cidades do país. Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.
Os Campeonatos Brasileiros serão as últimas competições promovidas pelo CPB em 2024. Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destacará os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, a partir das 20h, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.