As próximas semanas serão decisivas para Luana Carvalho e Pedro Medeiros, judocas do Vasco da Gama, que viajam para a Europa com a Seleção Brasileira principal. O foco é para um período de treinamentos e competições dentro do Circuito Mundial de Judô, que visa vagas nas Olimpíadas de Paris neste ano.
As disputas por pontos para o ranking internacional iniciam no próximo dia 23, no Grand Slam de Tibilisi, na Geórgia. Em seguida, os judocas vascaínos farão parte do treinamento de campo internacional de Tibilisi, onde estarão reunidos representantes de diversos países e escolas do Judô.
Após a semana de treinos, os atletas seguem para a Turquia, onde, no dia 30 de março, lutam o Grand Slam de Antalya em busca de resultados para o ranking olímpico. A peso-médio (até 70kg) Luana é a melhor brasileira dentro do ranking, enquanto o meio-médio Pedro (até 81kg) terminou 2023 na liderança do ranking nacional.
“São atletas muito fortes em suas categorias e possuem grandes chances de trazerem um excelente resultado. Agradecemos muito a parceria do Vasco com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, que permitiu essa participação”, disse a sensei Soraya Amorelli.
Luana Carvalho e Pedro Medeiros são oriundos da comunidade da Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio, e representam o Cruz-Maltino no Judô desde as categorias de base. Inclusive, há muitos anos o clube desenvolve um trabalho de incentivo ao esporte, as crianças e aos adolescentes das favelas próximas a São Januário.