O Vasco está muito perto de oficializar mais uma contratação para o ano que vem: o goleiro Daniel Fuzato, de 27 anos, tem acordo encaminhado com o clube e deve voltar ao Brasil depois de seis temporadas atuando no futebol europeu.
Atualmente no Eibar, que disputa a segunda divisão na Espanha, Fuzato deve assinar por dois anos com o Vasco e chega para a vaga de Keiller, que não vai ficar no clube - o salário será consideravelmente menor do que vinha sendo pago ao goleiro ex-Internacional.
Dessa maneira, a diretoria vascaína acredita que resolverá a longo prazo a questão do reserva para Léo Jardim, um dos principais destaques do clube nas duas últimas temporadas.
Representado pelo empresário João Paulo Marangon, da SportsMaxi, Daniel Fuzato é cria da conceituada escola de goleiros do Palmeiras. Ele nasceu em Santa Bárbara d'Oeste e chegou ao clube paulista em 2010, quando tinha apenas 12 anos, e concluiu sua formação em 2017.
Ele foi o terceiro goleiro em diversas ocasiões e fez parte do grupo que conquistou os títulos da Copa do Brasil 2015 e do Brasileirão 2016. Em 2018, aos 21 anos, foi negociado com a Roma e acertou contrato de quatro anos com o clube italiano.
Campeão com Mourinho
Na sua primeira temporada com a Roma, Fuzato foi relacionado para todos os jogos do Campeonato Italiano, da Copa Itália e da Liga dos Campeões. No entanto, levou dois anos para fazer sua estreia oficial pela equipe: foi numa vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, em agosto de 2020.
Na temporada 2021/22, sob o comando do técnico José Mourinho, participou da campanha do título da Liga Conferência, seu primeiro título na Europa. Nos quatro anos de contrato com a Roma, em uma ocasião foi emprestado ao Getafe, da Espanha.
Ao todo, disputou apenas oito partidas pela Roma. Em 2022, foi negociado em definitivo com o espanhol Ibiza. Na atual temporada, o goleiro tem 10 jogos disputados com a camisa do Eibar.
Convocado por Tite
Daniel Fuzato tem no currículo diversas convocações para a seleção brasileira olímpica e sub-20. Participou da preparação para o Sul-Americano de 2017 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Já em 2019, o goleiro foi convocado pela primeira e única vez para a seleção principal. Na ocasião, ele foi incluído pelo técnico Tite no rodízio de jovens jogadores e fez parte do grupo que disputou os amistosos contra Argentina e Japão em novembro daquele ano.