No dia 11 de julho de 2025, o Centro Cultural Candinho abre oficialmente sua Mini Galeria com a exposição “Gigantes da Colina”, do multiartista Fernando Mendonça.
A mostra apresenta xilogravuras (matrizes em madeira) em pequenos formatos, retratando personagens históricos do Clube de Regatas Vasco da Gama. Por meio da xilogravura — linguagem tradicionalmente ligada à cultura popular —, Mendonça imprime memória, força e identidade a rostos que marcaram a trajetória do clube, em uma narrativa visual que celebra a grandeza do Vasco da Gama e sua ligação com o povo.
A escolha do espaço é simbólica: o Centro Cultural Candinho está sediado na casa onde o Vasco foi fundado. A inauguração da Mini Galeria com esta exposição reforça o papel do local como um ponto de conexão entre história, arte e pertencimento.
Além da abertura da mostra, o público será recebido com uma programação cultural especial que mistura música eletrônica, manifestações populares e ritmos afro-brasileiros, em uma verdadeira celebração vascaína.
📍 Centro Cultural Candinho
17h00 – DJ Zod abre o evento com sua excelente playlist
19h00 – Sarau musical com músicos ligados às manifestações populares
21h00 – DJ Zod retoma sua sonoridade
22h30 – Tambor de Crioula do Maranhão, sob o apito do multipercussionista maranhense Cacau Amaral
🗓 De 11 de julho a 11 de agosto de 2025
📍 Mini Galeria – Centro Cultural Candinho
📍 Endereço: Rua Sadura Cabral nº 345, Praça da Harmonia/Gamboa.
🎟 Entrada gratuita
📌 Classificação indicativa: livre
*Fernando Mendonça (São Bento de Bacurituba, MA, 4 de abril de 1962), mais conhecido como Mendonça, é um artista plástico, pintor, aquarelista, escultor, gravurista e ilustrador brasileiro. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ. Expôs em diversas galerias de arte do Brasil e exterior.