Rio - Com a derrota para o Atlético-MG por 2 a 1, em Belo Horizonte, pela semifinal da Copa do Brasil, o Vasco vai precisar de um resultado, em São Januário, para se classificar para a decisão da competição, que não obtém desde 2013: uma vitória por dois gols de diferença sobre o Galo.
A última vez que aconteceu foi pelo Brasileiro daquele. No Rio, o Vasco derrotou o Galo, que foi campeão da Libertadores naquele ano, por 2 a 0. Os gols dos cariocas foram marcados por Alisson e por Abuda.
Naquela temporada, apesar da vitória sobre o clube mineiro, o Vasco foi rebaixado para a Série B pela segunda vez em sua história. O Galo seria campeão da Libertadores poucas semanas depois desta partida que ocorreu no dia 5 de junho de 2013.
O Vasco, no entanto, poderá avançar para a final da Copa do Brasil sem quebrar esse jejum. Caso consiga derrota o Atlético-MG por um gol de diferença, a decisão da vaga será nos pênaltis. O Cruz-Maltino já avançou de fase nessa condição contra o Água Santa, contra o Fortaleza e contra o Athlético-PR.