O histórico do confronto entre Vasco e Atlético-MG na Copa do Brasil é favorável aos vascaínos. As equipes que se enfrentam neste sábado, às 18h30, em São Januário, pela volta da semifinal do mata-mata mais importante do país já duelaram em outras duas oportunidades na mesma competição.
Em 1994 e 1995, o Vasco eliminou o Atlético-MG nas quartas de final da Copa do Brasil.
Na atual edição, a responsabilidade está com o Vasco, que decide em casa e precisa vencer o rival de qualquer maneira para sonhar com a vaga na decisão do torneio. A primeira partida em Belo Horizonte terminou com vitória do Atlético-MG por 2 a 1 na Arena MRV.
A necessidade de reviravolta é parecida com a de 1995, mas tem uma diferença. Na ida do confronto pelas quartas de final, o Atlético-MG também venceu o Vasco, mas a primeira partida havia sido no Rio de Janeiro. No Maracanã, o Galo derrotou a equipe carioca por 1 a 0, com gol de Carlos.
O Vasco precisaria de uma vitória em Belo Horizonte para reverter a situação. Com gol de Valdir Bigode, em frango de Taffarel, o time de São Januário igualou o placar atleticano da ida e levou a disputa para os pênaltis. A estrela de Carlos Germano brilhou nos pênaltis, e o Vasco passou de fase.
O time foi eliminado na fase seguinte, ao ser derrotado duas vezes para o Corinthians nas semifinais, campeão invicto da Copa do Brasil daquele ano.
Em 1994, o Vasco eliminou o Atlético-MG com ainda mais autoridade. Com vitórias no Rio, por 3 a 1, e em Belo Horizonte, por 4 a 3, os cariocas avançaram e eliminaram os mineiros no primeiro duelo entre as equipes na história da Copa do Brasil.
No jogo da ida, o Galo saiu na frente com gol de Clayton, ainda no primeiro tempo. Após o intervalo, o Vasco virou com gols de Gian, França e Hernande, em boa atuação em São Januário.
No Mineirão, um jogo frenético. O Atlético-MG saiu na frente e, com 12 minutos de jogo, já vencia por 2 a 0, com gols de Éder e Gaúcho. O Vasco buscou a virada com Leandro Ávila, Jardel e França. Darci empatou a partida para os mineiros, e Hernande, no fim, sacramentou a nova vitória vascaína.
Na semifinal, o Vasco também foi eliminado pelo campeão da Copa do Brasil daquele ano. O Grêmio eliminou o clube carioca e conquistou o torneio em 1994.
Com o histórico favorável, o Vasco busca chegar à terceira final de Copa do Brasil de sua história. O clube tem um título da competição, conquistado em 2011, última vez em que chegou à decisão do torneio.
Para isso, o Vasco precisa vencer o Atlético-MG — com empate ou derrota, os cariocas estão eliminados. Em caso de uma vitória vascaína simples, por um gol de diferença, a decisão da vaga na final vai para os pênaltis. Com uma vitória por dois ou mais gols de vantagem, o Vasco está na final da Copa do Brasil.