Futebol

Vasco se aproxima da briga por uma vaga da Pré-Libertadores

Em duelo de tempos distintos, o Vasco conseguiu uma importante vitória, ontem. A equipe comandada por Rafael Paiva derrotou o Vitória por 1 a 0, em partida disputada no Barradão, e válida pelo Campeonato Brasileiro. O plano de jogo inicial traçado pelo treinador não deu certo, mas a mexida feita no intervalo mudou a postura do time, e foi essencial para a conquista dos três pontos. Com o resultado positivo, o cruz-maltino subiu um degrau na escalada por uma vaga na zona de classificação à Pré-Libertadores.

O comandante vascaíno tentou surpreender o adversário e iniciou o jogo com três homens de velocidade — Rayan, Emerson Rodríguez e David — e sem seu único articulador, Payet. O grande objetivo era aproveitar os espaços deixados pelos donos da casa.No entanto, a estratégia não deu certo, e condicionou o primeiro tempo para que fosse dominado pelo Vitória, aproveitavam os espaços entre o ataque e meio de campo do cruz-maltino para criar boas oportunidades.

Dono da etapa inicial, o rubro-negro conseguia chegar com facilidade na área do Vasco. Com 14 finalizações nos primeiros 45 minutos, o Vitória esbarrou em dois fatores na missão de sair na frente do placar: na ineficiência à frente do gol e na boa atuação de Léo Jardim. O goleiro fez pelo menos quatro grandes defesas e foi fundamental na permanência do empate.

Ciente de que a estratégia não havia dado o resultado esperado, Paiva colocou Payet na partida, no lugar de Emerson Rodríguez, e a mexida deu resultado imediato. No início do segundo tempo, o Vasco já havia produzido mais ofensivamente que em toda primeira etapa. Lucas Arcanjo, que foi um mero espectador até então, também começou a aparecer.

Quando o jogo já parecia ter esfriado, se encaminhando para um empate sem gols, o cruz-maltino conseguiu abrir o marcador em cobrança de escanteio. Payet cruzou na direção de João Victor, que subiu muito alto, e cabeceou para o fundo das redes de Lucas Arcanjo, sem chances para o goleiro. Apesar de controlar o duelo após o gol, o Vasco tomou um susto já no último lance, com a bola na trave de Gustavo Mosquito.

Com os três pontos conquistados, o Vasco viu o sonho de brigar por uma vaga no G-6 se aproximar de se tornar realidade. A sete pontos da zona de classificação para Pré-Libertadores, com uma partida a menos, a equipe de Rafael Paiva chegou ao oitavo jogo de invencibilidade, e demonstrou que tem forças para almejar coisas maiores na temporada.

Fonte: Globo Online
  • Terça-feira, 05/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Botafogo Botafogo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (40,35%)
Empates 17 (29,82%)
Derrotas 17 (29,82%)
Total 57
Gols
Marcados 75 (51,02%)
Sofrido 72 (48,98%)
Total 147
Saldo 3
Cartões
Amarelos 146 (91,82%)
Vermelhos 13 (8,18%)
Total 159