Futebol

Vasco pode se classificar para a pré-Libertadores?

Tetracampeão brasileiro e dono de um troféu da Copa Libertadores, o Vasco há muito tempo não sabe o que é ganhar ambas as competições. Afinal, a última vez que o Gigante da Colina venceu o principal torneio nacional foi na edição de 2000, cuja decisão aconteceu apenas em janeiro de 2001. Já o inesquecível título continental foi conquistado antes, em 1998.

De lá para cá, o clube cruzmaltino disputou apenas mais quatro vezes a competição sul-americana, e, por isso, voltar a jogar o torneio é um sonho antigo do torcedor vascaíno. No entanto, as últimas campanhas da equipe no Brasileirão deixaram a desejar e desde 2017 o Vasco não termina acima da 10ª posição, tendo inclusive sido rebaixado em 2020 e se livrado do descenso por muito pouco em 2018 e 2023.

Em 2024, o clube tenta mudar esse cenário e ao menos no primeiro turno permaneceu longe do Z4, mas também abaixo do G6. Com contratações de peso chegando como Philippe Coutinho, a ideia é que o time carioca dê uma grande arrancada na segunda parte do campeonato e brigue de fato por metas maiores.

As batalhas por cada zona da tabela estão pegando fogo e nada está resolvido. Então, para ter uma ideia mais clara de quem vai ganhar a Série A e/ou alcançar os demais objetivos, como a fuga do rebaixamento, uma vaga para a Libertadores ou Sul-Americana, seria útil consultar as odds do campeonato comparadas pela Oddschecker Brasil, uma plataforma que reúne as probabilidades das principais casas de apostas da atualidade.

a
Image by PIRO from Pixabay

A temporada do Vasco até agora

O início de ano do Vasco não foi dos piores. O time fez o suficiente para terminar o Campeonato Carioca entre os três primeiros colocados e assim garantir vaga nas semifinais. Foi então que o cruzmaltino decepcionou seus torcedores e acabou eliminado para o surpreendente Nova Iguaçu, ficando mais uma vez sem a chance de lutar por um título estadual que não vem desde 2016.

Na Copa do Brasil, o Gigante da Colina está garantido nas oitavas de final depois de superar nos pênaltis o Água Santa e o Fortaleza, na segunda e terceira fases, respectivamente. Ir longe no mata-mata nacional é uma das metas para um clube que precisa faturar com premiações e bilheteria, além de devolver a confiança para o elenco e torcida.

No Brasileirão, alternou bons e maus momentos, com destaque positivo para as vitórias por 4 a 1 sobre o São Paulo, em casa, e por 2 a 1 diante do Internacional, em Porto Alegre. No entanto, as goleadas sofridas para o Criciúma no Rio de Janeiro e para o rival Flamengo foram as grandes decepções até aqui.

Próximos desafios do Vasco no Brasileirão

De olho numa possível vaga na pré-Libertadores, o Vasco tem que fazer um segundo turno muito melhor do que o primeiro e para isso precisa que os reforços cheguem o quanto antes para mudar o patamar da equipe. Entre a terceira e a sétima rodada do returno, haverá dois clássicos, contra o Fluminense e o Flamengo, tendo ainda na sequência um duelo com o Palmeiras em São Paulo, além de mais para frente, lá em novembro, encarar o Botafogo no Engenhão.

O principal desafio, entretanto, será superar os próprios problemas e a falta de confiança de um clube que há muito tempo não sabe o que é brigar na parte de cima da tabela. Com um elenco reforçado e o apoio da torcida, é possível sonhar com objetivos maiores e quem sabe retornar à Libertadores, mesmo que na fase eliminatória, mas para isso uma evolução técnica e mudança de atitude precisarão ocorrer o quanto antes.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165