A liderança do Campeonato Brasileiro mudou de mãos nesta quinta-feira (17). Ao vencer o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã, no jogo que marcou a volta do Tricolor ao estádio após o Mundial de Clubes, o Cruzeiro se isolou na ponta da tabela.
São 30 pontos a equipe celeste contra 27 do Flamengo, que, por também ter disputado o Mundial nos Estados Unidos, tem um jogo a menos que o principal concorrente ao título no momento. Mas, independentemente da maneira, certo é que a Raposa acabou com um jejum longo.
O time mineiro não terminava uma rodada do Brasileirão em primeiro lugar na tabela desde 2014. Naquele ano, o Cruzeiro disputou a taça com o São Paulo, mas conquistou o título com antecedência e garantiu a, até aqui, última conquista dos mineiros no campeonato.
Desde então, o Cruzeiro viveu momentos de muita turbulência e chegou a ser rebaixado em 2019. Ficou três anos fora da elite e, agora, se coloca em condições de competir ao menos por uma vaga na próxima CONMEBOL Libertadores. O trabalho de Leonardo Jardim tem 71% de aproveitamento somente em jogos do Brasileiro.
Se os cruzeirenses acabaram com um jejum, o problema agora é de outro grande. Entre os chamados principais times do Brasil, aquele que há mais tempo não lidera a Série A é o Grêmio, desde a segunda rodada de 2017. O Tricolor gaúcho, vale lembrar, foi campeão pela última vez em 1996.
Veja a última vez que os grandes lideraram o Brasileirão: