O Grêmio lidera o segundo turno do Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento e saldo de cinco gols, ganhando do Fortaleza no desempate. Após um primeiro turno muito ruim, que ainda não acabou devido ao adiamento dos jogos contra Criciúma em casa e Atlético-MG fora, o Grêmio mostra reação: em 17 jogos da primeira metade da competição, sofreu dez derrotas e venceu apenas quatro. Agora, já tem três vitórias em três jogos.
Este início de recuperação do Grêmio lembra o que o Fortaleza fez há dois anos, no Brasileirão 2022, quando terminou o primeiro turno com a pior campanha dos 20 clubes (3 V, 6 E, 10 D, 26%), mas depois fez a terceira melhor campanha do returno (12 V, 4 E, 3 D, 70%), terminando o campeonato na oitava colocação, classificado para as fases classificatórias da Libertadores.
Repetir a si mesmo
O Fortaleza também venceu as três primeiras partidas do returno e tem saldo de três gols. A equipe também tem um jogo adiado do primeiro turno para realizar, fora de casa contra o Internacional. Por enquanto, tem a quarta melhor campanha do turno (9 V, 6 E, 3 D, 61%).
O time pode chegar a 36 pontos no turno, e no caso de repetir o que fez no returno de 2022, faria mais 40 pontos, chegando então a 76. Desde 2006, 76 pontos foram suficientes para ser campeão em sete temporadas. Como alcançar isso, o Fortaleza já sabe, realizar novamente será o grande desafio.
Palmeiras é o terceiro pior
Na luta pelo título, mas ainda sem vencer, Palmeiras tem a terceira pvasior campanha da segunda metade do campeonato; o líder Botafogo, é o 14ª no returno, e Flamengo, terceiro colocado na classificação geral, é o nono nos últimos três jogos. São Paulo é o quinto, e o Cruzeiro, o sétimo.
Veja como está a classificação neste início de segundo turno.