🚨 Vasco informa:
“O Vasco da Gama informa que o atleta Philippe Coutinho segue realizando treinamentos com o elenco profissional, mediante autorização expressa do Aston Villa (ING), clube detentor de seus direitos econômicos.
As partes seguem em tratativas.” #lanceVASCO
Fonte: X Matheus Guimarães/Lance
Mesmo sem contrato com o clube, Coutinho treinou normalmente no Vasco nesta terça-feira. O clube carioca conseguiu autorização do Aston Villa, da Inglaterra, dono dos direitos do meia, para o camisa 11 seguir nos treinamentos no CT Moacyr Barbosa.
Em comunicado à imprensa nesta terça-feira, o clube disse que teve autorização expressa do Aston Villa e que segue em tratativas para a permanência do meia.
O contrato de Philippe Coutinho com o Vasco acabou na segunda-feira, dia 30 de junho. O meia estava emprestado pelo Aston Villa e agora tenta a rescisão de contrato com os ingleses para assinar em definitivo com o clube carioca. Há a possibilidade da rescisão contratual não acontecer, e o Vasco ter que negociar com os ingleses um novo empréstimo até o fim do ano.
Coutinho não faz parte dos planos do Aston Villa, assim como o clube inglês não está mais nos planos do meia. O camisa 11 vascaíno deseja seguir no Brasil e no Vasco. Ele tem o interesse de continuar no clube que o revelou e quer dar sequência a projetos pessoais no Rio de Janeiro. Entre eles, está o Instituto Philippe Coutinho, que foi inaugurado no último mês.
Para isso, Coutinho negocia uma rescisão de contrato com o Aston Villa, da Inglaterra. Como o meia abriu mão de uma quantia financeira que deveria receber por parte dos ingleses, entendia-se, em um primeiro momento, que o clube inglês não se oporia a uma rescisão.
No entanto, o acerto ainda não aconteceu. Coutinho segue com contrato vigente até o fim de junho de 2026 com o Aston Villa. Então, o Vasco trabalha com a possibilidade de um novo empréstimo para manter o meia, pelo menos, até o fim de 2025. Assim, no início de 2026, o jogador estaria livre para assinar um pré-contrato com o clube em definitivo.
Aos 33 anos, o jogador está em casa no Vasco e no Rio de Janeiro, tem toda a família por perto e não tem o desejo de voltar a se aventurar em outros países a essa altura da carreira. Ele saiu do Vasco em 2010, quando tinha apenas 18 anos, e construiu sua carreira praticamente inteira na Europa ao longo de 15 temporadas.
Em seu retorno ao Vasco, Coutinho já disputou 44 partidas pelo clube. O meia marcou oito gols e deu quatro assistências no período. Com Diniz, o camisa 11 vem de uma das suas melhores atuações no clube até aqui, contra o São Paulo, no Morumbis.