O Vasco sofreu um duro golpe para o fim da temporada de 2024. Na semana que começa a decisão das quartas de final da Copa do Brasil contra o Athletico, o clube soube que não contará com Adson até o fim de novembro. O meia decidiu operar uma fratura por estresse na canela.
Diretor do Vasco explica busca por reforços
Adson é mais uma baixa para o setor de criação do Vasco. O clube deve se movimentar neste fim de janela de transferências, que fecha no dia 2 de setembro, para tentar a contratação de alguma reposição.
O cenário não é fácil. O Vasco tem um prazo de quatro dias, até o fechamento da janela, para realizar alguma contratação de um jogador que esteja empregado. Se um atleta estiver sem contrato, pode assinar depois do prazo.
Antes da lesão de Adson, o Vasco já mapeava reforços para a posição da ponta direita, com as características do jogador. Um dos nomes procurados pelo clube carioca foi o de Benjamin Garré. O Krylya Sovetov, da primeira divisão da Rússia, recusou a proposta inicial. Uma nova investida pelo argentino não está descartada, mas a diretoria já trabalha com outros nomes também.
Há, no momento, conversas com um meio-campista que também pode atuar na ponta direita.
Com Rafael Paiva, Adson se tornou titular e era um dos principais armadores da equipe, com liberdade para atuar da ponta para o meio. O jogador vinha de boas atuações e um bom entrosamento com Payet. No elenco atual, de características diferentes, há para os pontas Rayan, Emerson Rodríguez e Rossi.
Jean David, recém-contratado, tem características parecidas com as de Adson, mas atua mais pelo lado esquerdo do ataque, onde o Vasco tem David e Erick Marcus como opções.
Nesta temporada, o Vasco sofreu com lesões no setor de meio de campo, principalmente na criação das jogadas. Estrella e Coutinho são baixas atualmente. Payet conviveu com lesões ao longo da temporada. Paulinho está fora desde fevereiro.
A equipe não conseguiu ter Coutinho, Payet e Adson saudáveis juntos por muito tempo. Quando o francês retornou de uma lesão na coxa, Coutinho virou desfalque. Depois de contrair Covid-19, o reforço estava próximo de voltar, mas Adson virou mais uma baixa por um grande período.
Busca por zagueiros segue
A principal prioridade do Vasco até o fim da janela segue sendo a busca por um zagueiro. O clube sofreu com algumas recusas de jogadores que preferiram seguir na Europa ou em seus atuais clubes, como nos casos de Rafael Tolói e Maurício Lemos, respectivamente. Luan Peres, do Fenerbahçe, recebeu proposta nos últimos dias. A negociação está em andamento.
Antes da notícia da lesão de Adson, Marcelo Sant'Ana, diretor esportivo do Vasco, disse que o clube busca mais um ou dois jogadores neste fim de janela.
— Vasco contratou cinco atletas até agora, se não me engano o que mais contratou foi sete. Se houver possibilidade, o Vasco trará um ou dois jogadores a mais. Mas que qualifiquem de verdade. Tem que qualificar o elenco de verdade, nesta temporada e nas temporadas seguintes.
O Vasco enfrenta o Athletico-PR nesta quinta-feira, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida de volta está marcada para o dia 11 de setembro, em Curitiba, na Ligga Arena.