Gary Medel, jogador de 35 anos que estava no Bologna, da Itália, chega ao Rio de Janeiro no próximo sábado para acertar com o Vasco. Será o terceiro reforço contratado nesta janela de transferências pelo clube, que já anunciou o atacante Serginho e o zagueiro Maicon.
A busca por jogadores de mais idade faz parte de uma estratégia: o clube tenta corrigir a inexperiência do elenco com a chegada de jogadores mais "cascudos", por assim dizer, para buscar a reação no Brasileirão. O Vasco tem apenas duas vitórias em 13 rodadas e está em 18º lugar.
No início do campeonato, com um grupo repleto de garotos, o Vasco tinha o segundo elenco mais jovem entre todos os 20 clubes. A média de 25 anos de idade era superior apenas à do Bragantino, de aproximadamente 24.
Nas últimas semanas, saíram do Vasco Andrey (19 anos), que voltou ao Chelsea; Vinícius Paiva (22), emprestado ao Sheriff; e Paulo Victor (22), devolvido ao Internacional. Chegaram, não necessariamente para repor as mesmas posições: Serginho (28), Maicon (34) e agora Medel (35).
O Vasco esta semana também acertou o empréstimo do atacante Zé Vitor (24 anos) ao Londrina, mas ele não impactava a média de idade inicial porque estava cedido ao Feirense, de Portugal.
Medel foi homenageado pelo Bologna na terça-feira passada com um vídeo emocionante de despedida. Ele estava no clube italiano desde 2019 e disputou 101 partidas. "Obrigado, Gary", dizia a publicação.
O jogador, que atua como volante e como zagueiro, é capitão e jogador com mais jogos pela seleção chilena. Até o momento foram 155 partidas com a camisa do Chile.