Universidad Católica e Vasco da Gama estão negociando o empréstimo do volante Pablo Galdames ao clube chileno. A princípio, o jogador de 27 anos está fora dos planos do técnico Rafael Paiva e acabou incluído na lista de dispensáveis pela diretoria.
A Agência RTI Esporte apurou que a principal discussão gira em torno do salário do jogador considerado fora da realidade financeira dos “Cruzados”. A Universidad Católica tenta chegar a um acordo com o Clube de São Januário para dividir o pagamento.
No Vasco desde janeiro, Pablo Galdames faz uma temporada sem muito destaque com a camisa cruzmaltina, tendo disputado 26 jogos. Foram 21 como titular e cinco saindo do banco de reservas. Além disso, marcou dois gols, fez quatro assistências e somando 1741 minutos.
Apesar disso, o meio-campista entrou na lista da Universidad Católica pela memória que deixou nos torcedores quando surgiu para o futebol. Ele foi revelado pelo Unión Española em 2013, quando foi apontado como futuro craque do futebol chileno.
Antes mesmo de se profissionalizar, o jogador era desejado por Arsenal, da Inglaterra, Benfica, de Portugal, Milan, da Itália e Sevilla, da Espanha. Porém, uma lesão no joelho direito esfriou interesse europeu no jogador.
Ainda segundo apurou a reportagem, Pablo Galdames ganha US$ 50 mil (R$ 300 mil, ao câmbio de janeiro) por mês no Vasco. O acordo foi costurado pelos executivos da 777 Partners, antiga dona da SAF, que deixou de comandar as operações do departamento de futebol em abril.
Acontece, porém, que os dirigentes da Universidad Católica conversam também com outros jogadores da posição no mercado da bola. Se acertarem com outro nome, o clube encerrará as tratativas pelo volante vascaíno.
Pablo Galdames, antes de chegar no Vasco, teve passagem destacada por Unión Española, do Chile e Vélez Sarsfield, da Argentina. Na Europa, por exemplo, atuou por Genoa e Cremonese, ambos da Itália. Pela seleção chilena, disputou a Copa América de 2024 nos Estados Unidos.