Imagina a cena: você é um jogador brasileiro no vestiário do Arsenal. Após o treino, ao ir se trocar, ouve um cântico familiar vindo do chuveiro. É Thierry Henry cantando uma música da torcida do Vasco. Isso aconteceu com Denílson, volante revelado pelo São Paulo que conviveu com o francês em Londres, em 2006. O ex-jogador foi o responsável por fazer uma camisa vascaína chegar a um dos maiores ídolos da história do clube inglês.
Com um currículo vitorioso, incluindo a Copa do Mundo de 1998 pela França, Henry conheceu a tal música sobre o Vasco no Mundial de 2000, contra o Corinthians. O barulho da torcida entoando o nome do clube ficou marcado. Seis anos depois, ele estava cantarolando no vestiário do Arsenal. A história foi resgatada por Denílson em participação no "Charla Podcast".
- Foi um dia que acabou o treino. Ele já estava no chuveiro, eu estava tirando minhas coisas ainda e do nada eu escuto: "Vasco! Vasco!". Falei: "Pô, esse cara gosta do Vasco, né?". Não nos falamos, me troquei e fui para o almoço. No dia seguinte eu tinha uma entrevista, me perguntaram do Thierry e eu contei essa história. Isso explodiu no Brasil. Me ligaram dizendo que uns diretores do Vasco iam no CT entregar uma camisa para o Thierry - contou Denílson, que completou:
- Falei com o Gilberto Silva: "Eu fui dar uma entrevista, acabei falando que o Thierry Henry estava cantando Vasco no chuveiro, e o pessoal está vindo para entregar umas camisas. Fala com ele lá". O Romário ainda estava no Vasco na época. Ainda bem que ele gostou, achei que ele pudesse ficar chateado. Eles assistem a muitos jogos do Brasil. Ele ficou impactado pela torcida do Vasco cantando, Maracanã lotado, acho que foi por isso aí. Foi natural. Imagina se o Thierry Henry aceita uma proposta do Vasco?
Na ocasião, Romário estava no Vasco. Anos depois, em entrevista ao ge, Thierry Henry revelou ser fã do ex-atacante brasileiro, o que influenciou na identificação com o clube carioca.
- Romário e Ronaldo trouxeram algo novo para o futebol. Antes os atacantes ficavam muito parados dentro da área. Hoje os atacantes tem habilidade e correm por toda a parte. Eles iniciaram uma nova era. Eu passei a seguir o Vasco por causa do Romário. Eu me identifiquei. O Vasco perdeu para o Corinthians no Mundial, em 2000, mas tudo que eu escutava na TV a torcida cantando: "Vasco". Esse grito ficou muito marcado na minha cabeça, e o tempo todo eu ficava cantando no vestiário do Arsenal.
Thierry Henry treinou a seleção olímpica da França nas Olimpíadas de Paris este ano e conquistou a medalha de prata. Depois dos Jogos, ele deixou o comando do time.