Ao passar pelo Osasco Audax no último sábado (15), em confronto válido pela terceira fase da Copinha, o Vasco atingiu uma marca expressiva em sua história na competição: pela 4ª vez seguida, o clube se classifica para as oitavas de finais (2018, 2019, 2020, 2022).
Esse feito, registrado primeiramente pela página Estude Vasco, fica ainda mais marcante se levar em consideração que o Vasco ficou 14 anos sem participar das oitavas de finais do torneio (2004 a 2017). Nas últimos 3 edições, foi eliminado nas oitavas em 2018, pelo Palmeiras, perdeu a final para o São Paulo em 2019 e parou nas quartas em 2020 em confronto contra o Grêmio.
Nesse ano, Vasco e São Paulo se enfrentam nas oitavas, numa reedição da final de 2019. Naquele ano, em que o Tricolor Paulista venceu nos pênaltis, foi a segunda vez que o Vasco disputou a final da Copinha. Curiosamente, na primeira vez que isso aconteceu, o Cruzmaltino conquistou o seu único título também em cima do São Paulo. Uma partida com importantes duelos na história que se repetirá em 2022.
A campanha do Vasco na atual Copinha chama atenção principalmente pelo poder ofensivo, já são 24 gols em 5 jogos que garante ao clube o posto de melhor ataque do torneio. Após vencer os 3 jogos da fase de grupos, venceu o Joinville na segunda fase e passou nos pênaltis pelo Osasco Audax na terceira fase. O destaque individual é o atacante Figueiredo, que é o artilheiro do torneio com 7 gols.
Já o São Paulo, venceu todos os 5 jogos que disputou na competição atual e só tomou 1 gol. O time comandado pelo ex-jogador Alex mostrou ser bem constante e promete ser o adversário mais difícil do Vasco até agora. O jogo ocorre na segunda-feira (17), no Estádio Anacleto Campanela, em São Caetano do Sul (SP). O evento será transmitido pelo SporTV, às 20h.