Entre questões envolvendo a pré-temporada dos profissionais, idade e oportunidades, o Vasco terá um time misto em faixas etárias na Copinha. O time que estreia hoje, às 15h15, contra o Macapá-AP, pelo grupo 29, tem destaques da boa temporada do sub-20 e nomes promissores do sub-17 que pedem passagem. O cruz-maltino ainda enfrenta Portyguar-RN e Flamengo de Guarulhos-SP na fase de grupos.
Sub-20 do Vasco embarca para Guarulhos (SP) para disputar a @copinha; confira os 23 relacionados
— Vasco Base (@vascobase) January 3, 2024
📸 Matheus Lima | #VascodaGama #BaseForte pic.twitter.com/n0nTqseAia
Principal joia das categorias de base do cruz-maltino, o atacante Rayan, de 17 anos, se reapresentá no elenco profissional, assim como o goleiro Pablo, o lateral Julião e o meia Marlon Santos.
Os registros do último treino da equipe Sub-20 antes da estreia na @copinha. O Vasco encara o Macapá (AP) nesta sexta, às 15h15, com transmissão da CazéTV.
— Vasco Base (@vascobase) January 4, 2024
📸 Matheus Lima | #VascodaGama#BaseForte pic.twitter.com/8am1io5XGI
As ausências abrem espaço para nomes mais jovens, como o goleiro Phillipe Gabriel (17 anos), os meias Ramon Rique (16), Matheus Ferreira (17) e Lukas Zuccarello (17). Zuccarello, por exemplo, foi artilheiro do sub-17 em 2023, enquanto Ramon assinou em outubro seu primeiro contrato profissional com o clube, com multa de R$ 210 milhões.
Entre os mais experientes, estão atletas com bagagem no profissional e na própria competição, como o lateral Paulinho (18), o zagueiro Lyncon (18), o meia Lucas Eduardo (19) e o atacante Paixão (19). Destaque da conquista do Carioca sub-20, o meia JP (18) é outro nome de destaque, assim como o companheiro de posição Guilherme Estrella (18). A dupla também esteve no elenco de 2023 do torneio.
— A gente fez um grande ano. Espero que a gente consiga sair campeões e dar o o título que o Vasco tantos anos ficou sem— disse JP às redes do clube. Autor de gols nas finais contra o Flamengo, na conquista do título do estadual, ele teve o contrato profissional renovado até 2027.
ELENCO COPINHA 2024 🏆💢
— Vasco Base (@vascobase) December 30, 2023
Com gols nos dois jogos da final do Carioca, JP é mais um meia que vai representar o Vasco na @copinha #BaseForte #VascodaGama pic.twitter.com/YSGdtmUWHs
O cruz-maltino conquistou o título pela primeira e última vez em 1992. William Batista, que viveu grande temporada à frente do sub-20 em 2023, comanda a o clube pela primeira vez no torneio. Na edição passada, o Vasco parou na primeira eliminatória.