Ex-técnico do sub-20, Rafael Paiva começou a sua trajetória no profissional do Vasco utilizando muitos garotos da base do clube.
No entanto, com o momento instável e decisivo da temporada, o treinador passou a dar preferência para jogador mais experientes nos jogos do Vasco.
Na vitória sobre o Cuiabá, na última quinta-feira (24), por exemplo, o Vasco tinha apenas um garoto formado nas categorias de base do clube entre os relacionados – sem contar Coutinho e Alex Teixeira, crias de São Januário, já mais experientes.
Apenas o lateral-esquerdo Leandrinho foi chamado para a partida do Campeonato Brasileiro.
— A nossa vontade era botar todo mundo para jogar, mas sabemos o peso que é o Vasco. É uma pressão grande, responsabilidade muito grande para eles. Leandrinho e Rayan têm ganhado mais minutos, JP estava jogando, vem em recuperação, não está jogando nem no sub-20, está se recuperando de uma lesão – disse Rafael Paiva.
Isso, no entanto, não significa que Rafael Paiva tirou os olhos da base do Cruz-Maltino. Após a vitória sobre o Cuiabá, o treinador falou sobre a utilização destes jogadores na equipe profissional e citou o nome de alguns atletas que podem contribuir com o futuro do Vasco em breve.
A Trivela separou estes nomes e mostra quem são os jogadores sob avaliação de Paiva.
Confira os nomes da base do Vasco elogiados por Rafael Paiva
Luiz Gustavo – zagueiro (18 anos)
Muito elogiado por Rafael Paiva, Luiz Gustavo está no Vasco desde 2021. Canhoto, ele já foi relacionado entre os profissionais nesta temporada, mas não chegou a entrar em campo. Na base, ele é conhecido por ser “zagueiro-artilheiro”. Entre o fim de 2023 e a atual temporada, ele balançou as redes três vezes. E todas elas em clássicos cariocas, contra Fluminense, Flamengo e Botafogo.
Luiz Gustavo tem contrato com o Vasco até outubro de 2025. Ele ainda está no seu primeiro contrato profissional com o Cruz-Maltino.
— Tenho clareza que na hora que o Luiz conseguir jogar, vai ser um jogador que vai deixar uma marca grande aqui para o Vasco. Mas jogar numa defesa do Vasco é uma responsabilidade muito grande. Maicon, Léo e João Victor sabem bem como é isso. O peso é muito grande. Queria ter um jogo mais tranquilo para poder colocar o Luiz. Mas está próximo. Já pensamos várias vezes em colocar. É um atleta que tem um vigor físico muito acima da média, tem uma capacidade técnica alta, jogador muito competitivo. Mas temos que ter paciência, ainda tem 18 anos. Vai ter o tempo dele – afirmou Rafael Paiva sobre Luiz Gustavo.
Bruno Lopes – atacante (17 anos)
Com apenas 17 anos, Bruno Lopes já é um dos destaques do time sub-20 do Vasco. Revelado pelo Azuriz, do Paraná, ele está no Cruz-Maltino desde o começo de 2023. Ele, inclusive, já fez a sua estreia como profissional. O atacante entrou em campo na vitória sobre o Corinthians, em São Januário, quando ainda tinha 16 anos, sob o comando de Rafael Paiva.
Ainda na transição para o profissional, Bruno Lopes tem atuado no sub-20. Na atual temporada, entre sub-17, sub-20 e profissional, foram 33 partidas e 16 gols marcados. Ele tem contrato com o Vasco até janeiro de 2027.
— A gente tem outros jogadores. Bruno Lopes, a gente já colocou em um jogo, tem jogado muito bem no sub-20 – disse Paiva.
Lukas Zuccarello – meia (17 anos)
Considerado uma das principais promessas do Vasco, Zuccarello começou a carreira no Sport. Ele chegou no Cruz-Maltino em setembro de 2022. Na época, a saída para o Vasco gerou polêmica no clube pernambucano.
Zuccarello é considerado um jogador muito técnico e criativo, sendo um dos principais meias da base do Vasco atualmente. Além disso, tem boa chegada no ataque. Em 2023, ele marcou 13 gols em 35 jogos. Na atual temporada, foram 5 gols em 31 jogos.
— Zuccarello, um jogador muito técnico. Vou ser injusto se eu falar alguns nomes, porque vou deixar outros para trás – disse Paiva.
Paulinho – lateral-direito (19 anos)
No Vasco desde os 7 anos, Paulinho já é visto com bons olhos no Vasco há alguns anos. O lateral-direito, inclusive, já tem quatro jogos como profissional do clube (dois em 2023 e dois em 2024). Ele tem atuado pelo sub-20, mas eventualmente completa os treinos do grupo principal, sob o comando de Rafael Paiva.
Paulinho tem contrato com o Vasco até 2028. O clube e o jogador acertaram a renovação no meio de 2023, enquanto o jogador se destacava no time sub-20.
— Paulinho, lateral que a gente tem de muita qualidade técnica. Jogador que teve algumas lesões ano passado e esse ano, mas é um jogador muito técnico também. Temos outras promessas que tenho certeza que em curto espaço de tempo terão oportunidades. Não é esse contexto de agora -finalizou o técnico do Vasco.