Após uma sequência de jogos com poucos gols, o Vasco engrenou em 2024 e tem vencido suas partidas com uma boa média de bolas na rede. Nos últimos quatro jogos, a equipe de Ramón Díaz marcou 13 vezes. Isso tem a ver com a boa fase dos homens de frente, como Vegetti, David e Adson.
Todos os três citados acima balançaram as redes nos últimos dois jogos. Vegetti e Adson, titulares, marcaram contra Marcílio Dias e Portuguesa. David, que virou reserva no Vasco, tem se mostrado uma boa peça no segundo tempo e também marcou nos dois jogos que entrou.
Antes dos quatro jogos em que o Vasco está com média superior a três gols por jogo (Botafogo, Volta Redonda, Marcílio Dias e Portuguesa), a equipe de Ramón Díaz havia marcado apenas uma vez em quatro partidas (Nova Iguaçu, Flamengo, Fluminense e Audax).
Além dos três do ataque, na última rodada o Vasco ainda teve o brilho individual de Payet. Após ficar de fora do jogo contra o Marcílio Dias, na primeira fase da Copa do Brasil, o meia francês participou efetivamente dos quatro gols da goleada contra a Portuguesa.
Vegetti é o artilheiro do Vasco no ano, com cinco gols - todos nos últimos quatro jogos. Coincidentemente, ou não, o período artilheiro do argentino em 2024 veio logo depois do período em que ele ficou afastado, recuperando-se de uma fissura na costela.
É na boa fase do ataque que o Vasco aposta para avançar à terceira fase da Copa do Brasil. A equipe enfrenta o Água Santa, em São Januário, às 20h (de Brasília). Uma vitória coloca o time na próxima fase da competição - a última vez que o clube alcançou tal feito foi em 2021, quando chegou às oitavas de final.
Para esta partida, o Vasco ainda não contará com Clayton Silva, novo reforço para o ataque de Ramón Díaz. O atacante de 25 anos chegou ao Brasil nesta quarta-feira e já se colocou à disposição da comissão técnica para jogar no domingo, contra o Nova Iguaçu, pelo Cariocão. Ele precisa ser inscrito ainda nesta quinta-feira para atuar no fim de semana.