O Vasco concluiu mais um passo para viabilizar a reforma de São Januário. O Conselho Deliberativo aprovou em reunião nesta segunda-feira na Sede Náutica da Lagoa a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que será responsável por tocar a reforma do estádio.
A SPE é uma empresa - controlada pelo clube - que irá emitir, vender e receber os recursos pelos certificados do potencial construtivo de São Januário, além de toda a operacionalização do processo de reforma. Essa sociedade será responsável por aplicar esses recursos na obra enquanto mantém os devidos contatos com a Prefeitura do Rio.
A reunião em formato híbrido contou com 172 conselheiros votantes. Houve a aprovação de 168 membros, três votos contra e uma abstenção. Vale lembrar que a Lei Complementar nº 272, de 3 de julho de 2024, impõe a necessidade da criação da SPE para a regulamentação da reforma de São Januário.
Agora, a criação da SPE passará por uma votação entre os sócios estatutários do clube. A expectativa é de que haja uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar do assunto no próximo mês de maio.
O prazo inicial estimado por Pedrinho para dar início às obras do novo estádio era janeiro deste ano, o que não ocorreu. Como o processo de venda do potencial construtivo ainda não foi concluído, a reforma no momento não tem data para sair do papel. O Vasco aguardava a conclusão da SPE para poder começar a receber o dinheiro proveniente das vendas do potencial construtivo.