O que falta para o Vasco anunciar a contratação de Jean Meneses? Pequenos detalhes. Está é a resposta de um dirigente do alto comando do Clube de São Januário que acompanha de perto a fase final das negociações.
A Agência RTI Esporte apurou que Jean Meneses acertou as bases financeiras de salários e luvas do contrato que será válido até junho de 2026. O acordo prevê, inclusive, bonificações robustas por metas atingidas e cláusula de renovação por mais uma temporada.
A prioridade no clube era a permanecia do chileno. O Toluca, por exemplo, tinha conversas avançadas com o jogador para a ampliação do vínculo por mais dois anos. Entretanto, as negociações mudaram o rumo com a chegada da proposta do Vasco.
Mas por que a demora para a contratação ser anunciada? A reportagem apurou que se tratam de trâmites burocráticos de documentos, garantias bancárias, respaldo jurídico e emissão do Certificado de Transferência Internacional.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco tomou conhecimento que diferentes empresários alegaram ter procuração de Jean Meneses para negociá-lo no futebol brasileiro. Com isso, o Clube de São Januário foi “direto na fonte”.
A diretoria tem negociado diretamente com Sergio Morales e Joaquín Morales, da Mundo Futuro Chile Sports, representantes indicados pelo jogador como responsáveis pelo gerenciamento de sua carreira.
Para não ter problemas no futuro, o Vasco decidiu fazer todos os passos da negociação envolvendo o departamento jurídico das partes envolvidas. Financeiramente o principal obstáculo era a diferença de valores de salários, luvas e bonificações.
O Vasco, porém, chegou a um meio termo e conseguirá dar uma boa valorização financeira a Jean Meneses. A negociação, agora, gira em torno da forma de pagamento. A operação custará aos cofres do clube US$ 1,5 milhão (R$ 8,1 milhões, na cotação atual).
Até o momento no mercado da bola, o Gigante da Colina fechou com Souza, Alex Teixeira, Philippe Coutinho e Emerson Rodríguez. E tem conversas avançadas com Mauricio Lemos, do Atlético-MG. Mas no geral haverá mais duas saídas afim de reduzir a folha salarial.