O Juventude vive dias de preocupação no setor defensivo. Para o confronto contra o Vasco, em jogo atrasado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Thiago Carpini terá à disposição apenas dois zagueiros: Abner e Wilker Ángel. A escassez de opções na zaga escancara um problema que se arrasta nas últimas semanas e que agora atinge seu ponto mais crítico.
Três defensores estão entregues ao departamento médico. Marcos Paulo trata um edema na coxa, Rodrigo Sam ainda trata um problema no adutor e Natã sofreu uma lesão muscular, de grau 3, também na coxa. Além deles, Cipriano está fora por suspensão, após receber cartão vermelho diante do Vitória na última rodada.
Com isso, Carpini terá que montar a defesa com o que tem: Abner, que vem sendo titular — e está pendurado — e Wilker Ángel, que retorna ao time após começar no banco na última rodada.
A dupla deve ser confirmada, mas a falta de alternativas no banco preocupa, especialmente diante de um adversário direto na luta pela permanência na elite.
Base e olho no mercado
Carpini pode recorrer para a base, uma atitude já feita pelo departamento de futebol nas últimas rodadas. Para o duelo contra o Vitória, no último sábado, por exemplo, três atletas do sub-20 foram relacionados. Um deles o zagueiro Bernardo, de 20 anos, que disputou o Brasileirão sub-20 com o Ju.
Além do jovem, outros que ganharam oportunidade foram o atacante Rafael Pinna, que atua como centroavante e também o atacante Marlon, que inclusive foi relacionado em duas rodadas — Santos e Corinthians — e entrou ao final da segunda etapa diante do Peixe.
Além de olhar para a base, o Juventude também segue de olho no mercado em busca de um zagueiro. O clube busca soluções enquanto monitora a evolução dos atletas no departamento médico. A expectativa é de que ao menos um dos lesionados possa retornar nas próximas rodadas, mas para o duelo contra o Vasco, o cenário é de alerta máximo.