Depois das derrotas para Cruzeiro e Alianza Lima, o Grêmio aposta no retorno de Braithwaite e Cristian Olivera, artilheiros da temporada, para interromper a má fase. Desfalques nos últimos três jogos, ambos foram relacionados para a partida deste sábado, às 17h30min, contra o Vasco, em São Januário, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O dinamarquês era ausência por dores no tornozelo direito. Já o uruguaio sofreu um acidente doméstico com uma garrafa térmica e sofreu queimaduras. Pela primeira vez, a dupla estará à disposição após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.
Braithwaite tem 13 gols em 26 jogos na temporada. Cristian Olivera marcou seis em 22 partidas e é o segundo da escassa lista de artilheiros do ano. Abaixo, aparecem Pavon e Monsalve, com três cada, feitos ainda no Gauchão.
O centroavante chegou ao Grêmio em agosto de 2024. Tornou-se dono da posição, foi decisivo contra o rebaixamento e agradou tanto que a direção encaminhou a sua renovação até a metade de 2027 — o contrato atual vence em junho de 2026.
Apesar de não ter o mesmo número de gols do companheiro de ataque, Cristian Olivera é visto como fundamental para a equipe. A prova da importância do ponta é que foi titular contra o Corinthians, em 12 de junho, mesmo após ter chegado perto da meia-noite na concentração.
Sem conseguir voos para retornar ao Brasil depois de ter servido à seleção uruguaia na data Fifa, o atleta viajou cerca de 800 quilômetros de carro até Porto Alegre. Mesmo com o desgaste e o atraso na reapresentação, foi a campo.
Mas não é só pelos gols que Mano Menezes aguarda ansioso para tê-los em campo. O treinador ficou irritado com o futebol apresentando das últimas duas partidas: a goleada de 4 a 1 para o Cruzeiro, no Brasileirão, e derrota por 2 a 0 para o Alianza Lima, na ida dos playoffs da Sul-Americana.
Mano quer mudança de atitude. Descontente com as atuações, citou "erros individuais" e lembrou a chance de retornos dos atacantes logo na primeira resposta da entrevista coletiva em Lima, no Peru. O comandante também disse que pretende reforçar a "personalidade" do time.
— Algumas coisas boas podemos tirar daqui, não muitas, mas boas, sólidas e ajustar com a volta dos jogadores, que eu acho que será importante para dar um pouquinho mais de personalidade do meio para frente — comentou.
Sem confiança nos meias, Mano utilizou um esquema com três volantes em Lima. A tendência é pela repetição do modelo diante do Vasco. Monsalve, que ingressou no segundo tempo do último jogo, não viajou ao Rio de Janeiro por conta de luxação no ombro direito.
O Grêmio entra em campo no estádio de São Januário às 17h30 deste sábado, pela 15ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o 12º colocado com 16 pontos, enquanto o Vasco está em 15º, com 13.