O Vasco acertou a contratação do técnico Fernando Diniz, nesta quinta-feira. O treinador fará a sua segunda passagem pelo Cruz-Maltino, e levará novos profissionais para a comissão técnica durante seu novo projeto na Colina, incluindo o ex-técnico do Rio Branco, Ricardo Colbachini. Além dele, Wagner Bertelli e Evandro Fornari também farão parte da equipe.
Quem é Ricardo Colbachini, novo auxiliar de Fernando Diniz
Natural de Caxias, no Rio Grande do Sul, Ricardo Colbachini tem 39 anos, 20 deles dedicado à profissão de treinador. O novo técnico do Rio Branco-ES começou a carreira nas categorias de base do Juventude, em seguida passou por Grêmio e Internacional, onde conquistou mais de dez títulos na base, entre eles quatro brasileiros Sub-23 e duas Copa do Brasil Sub-15. Em 2019, o treinador chegou a comandar a equipe profissional do Inter, no Brasileirão.
Nos anos seguintes, Colbachini passou a ser auxiliar técnico de Abel Braga, função que desempenhou no Fluminense (campeão da Taça Guanabara) e Lugano, da Suíça. Já como treinador da equipe profissional, além do Inter e Cuiabá, ele comandou Pelotas-RS, Caxias-RS e Gama-DF, com trabalhos no Campeonato Gaúcho e na Série D do Campeonato Brasileiro.
Ricardo Colbachini é formado em Educação Física e pós-graduado em Ciência Aplicada ao Futebol, com Licença A e Licença B da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em sua formação, também possui estágio no Barcelona, Boca Juniors, Fluminense, Milan e Internazionale de Milão.
Passagem pelo Rio Branco-ES
Anunciado como o treinador do Brancão para a temporada 2025, Colbachini assumiu o time no dia 1º de dezembro, quando teve início a fase de preparação. O técnico dirigiu o Rio Branco em sete jogos - cinco no Estadual e dois na Copa Verde. Foram duas derrotas, quatro empates e apenas uma vitória.
Pelo Campeonato Capixaba, o Capa-Preta não venceu sob o comando de Colbachini e chegou a ocupar a zona de rebaixamento, com um jogo a menos à época. Na Copa Verde, o Brancão chegou a eliminar o rival Vitória-ES, na primeira fase, mas foi eliminado nas oitavas de final, com uma goleada de 6 a 0 sofrida contra o Goiás. O treinador não resistiu aos resultados negativos e foi desligado do time capixaba.