São Paulo, 2 de julho de 2025 – Na edição de junho do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destacou os resultados de Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Red Bull Bragantino. Estes cinco clubes foram os que mais cresceram em junho e somaram, juntos, cerca de 1,8 milhão de inscritos, ou 96% dos 1,9 milhão de novas inscrições entre os 50 clubes monitorados no Ranking.
Os quatro clubes brasileiros que participaram do Mundial de Clubes FIFA somaram, em média, 459 mil inscrições em junho. Enquanto os 46 clubes presentes no estudo, que não participaram da competição, tiveram um desempenho muito inferior, com ganho médio de 2,6 mil inscrições durante o período, volume 180 vezes menor que o dos clubes brasileiros participantes do Mundial.
Oito dos 20 clubes com as maiores bases digitais do Ranking Digital tiveram saldo negativo de novas inscrições em junho, são eles: Grêmio, São Paulo, Vitória, Vasco, Atlético-MG, Ceará, Fortaleza e Internacional.
Corinthians e Santos, clubes que somaram mais inscrições nos primeiros meses de 2025, são também que os registraram as maiores quedas em junho. O Santos acumulou 28 mil novas inscrições no último mês, o que corresponde a apenas 2% da média de ganhos mensal do clube em 2025. Já o Corinthians, registrou apenas 4% da média mensal de novos inscritos nas redes do clube em 2025, cerca de 19 mil novas inscrições.
O Flamengo liderou o crescimento entre todos os clubes brasileiros, com um acréscimo de 838 mil novas adesões em suas redes sociais, o maior resultado mensal do clube desde novembro/22. O “Rubro-Negro” também ficou à frente dos ganhos no Instagram (+435 mil novos seguidores), TikTok (+300 mil), YouTube (+60 mil) e “X” (+43 mil). Como consequência, o Flamengo alcançou os 22 milhões de inscritos no Instagram e a marca inédita de 63 milhões de inscrições no combinado de suas redes sociais.
O Palmeiras, que está classificado para as quartas de final no Mundial de Clubes, obteve seu maior ganho mensal desde agosto/24, ao acumular 434 mil novas inscrições no combinado de suas mídias digitais. O destaque do “Verdão” foi no TikTok, onde somou 300 mil novos seguidores, o que colaborou para que o clube chegasse aos 5 milhões de inscrições na plataforma. O Instagram do clube aparece na sequência, com 119 mil novos inscritos.
O Fluminense, única equipe carioca classificada para as quartas de final no Mundial de Clubes, conquistou o terceiro maior crescimento de junho ao somar 321 mil novos inscritos. O “Tricolor das Laranjeiras” agregou 100 mil novos seguidores em três plataformas diferentes (Facebook, TikTok e Instagram). Este foi o maior resultado do Fluminense desde janeiro/24.
O Botafogo obteve o quarto maior resultado do mês com cerca de 243 mil novos seguidores, o maior crescimento mensal do “Glorioso” desde janeiro/25. O destaque do “Fogão” foi no Instagram, com 124 mil novos inscritos. O TikTok vem logo após, com 100 mil novos seguidores. Com este resultado, o clube “Alvinegro” viu sua base digital crescer 4% apenas em junho. Esta foi a maior variação de crescimento entre os 50 clubes do Ranking Digital.
O Red Bull Bragantino fechou o TOP5 dos maiores crescimentos ao registrar pouco mais de 32 mil novas inscrições. O destaque da “Massa Bruta” foi no TikTok, plataforma responsável por cerca de 99% de todo o seu desempenho no período.
O Botafogo-SP atingiu a marca de 1 milhão de inscrições no total de seus perfis oficiais, conquistou uma posição no ranking geral e agora figura na 29ª posição, com folga de 12 mil sobre o Avaí (30º colocado).
O CSA evoluiu uma posição no ranking geral e agora figura no 36º lugar.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.