A pausa no Campeonato Brasileiro fez com que os torcedores voltassem a atenção nos últimos dias para os jogos entre seleções, na penúltima janela do tipo no calendário de 2024. Ao todo, 15 dos 20 clubes que disputam o Brasileirão tiveram atletas que viajaram para defender suas seleções neste período de pausa, encerrado na terça-feira.
A imensa maioria atuou em partidas das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, mas também houve atletas que foram chamados por times de África, América Central e Europa. O ge fez um resumo de como os jogadores foram utilizados por suas seleções no período:
Atlético-GO
Joel Campbell (Costa Rica)
Atuou por 72 minutos na faixa direita do meio de campo da Costa Rica no empate por 1 a 1 contra o Suriname. Entrou aos 22 do segundo tempo na vitória por 3 a 0 sobre a Guatemala.
Atlético-MG
Alan Franco (Equador)
Teve atuação discreta no empate sem gols do Equador contra o Paraguai, em Quito. Também foi titular e atuou os 90 minutos no 0 a 0 desta terça com o Uruguai.
Júnior Alonso (Paraguai)
Suspenso, desfalcou o Paraguai no primeiro jogo da Data Fifa, o empate contra o Equador. Nesta terça, foi titular e fez o cruzamento para um dos gols de Sanabria na vitória sobre a Venezuela.
Vargas (Chile)
Marcou logo no segundo minuto da partida em Chile x Brasil, jogando ainda mais pressão sobre a seleção brasileira. No entanto, os chilenos não conseguiram segurar o placar e sofreram a virada no fim. Contra a Colômbia, nesta terça, foi titular novamente e jogou até os 14 do segundo tempo. Atuação discreta, como toda a seleção chilena, na goleada por 4 a 0 dos colombianos.
Bahia
Luciano Rodríguez (Uruguai)
Entrou aos 45 do segundo tempo na decepcionante derrota do Uruguai para o Peru, dando apenas dois toques na bola. Não saiu do banco no empate com o Equador, nesta terça.
Santiago Arias (Colômbia)
Atuou os 90 minutos e teve boa participação defensiva na derrota para a Bolívia por 1 a 0, mas não conseguiu contribuir ofensivamente. Novamente titular nesta terça, por toda a partida, com boa atuação na goleada por 4 a 0 sobre o Chile.
Botafogo
Alex Telles (Brasil)
Não saiu do banco de reservas nas duas partidas do Brasil nesta Data Fifa, as vitórias sobre Chile e Peru.
Igor Jesus (Brasil)
Titular nos dois jogos do Brasil na Data Fifa, fez o primeiro gol na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Chile 1 x 2 Brasil, além de boa movimentação em sua estreia na seleção. Nesta terça, atuou até os 31 do segundo tempo.
Luiz Henrique (Brasil)
Mesmo sem ser titular, foi um dos destaques do Brasil nesta Data Fifa. Contra o Chile, garantiu a vitória com um bonito chute colocado, quase no fim da partida. Nesta terça, novamente entrou no segundo tempo e deixou sua marca, fechando a goleada por 4 a 0 sobre o Peru.
Bastos (Angola)
Atuou os 90 minutos nas duas vitórias da seleção angolana sobre Níger, nas eliminatórias da Copa Africana de Nações. No segundo jogo, nesta terça, deu a assistência para o gol de Zine no triunfo por 1 a 0, fora de casa.
Gatito Fernández (Paraguai)
Teve importante atuação no primeiro jogo do Paraguai, contra o Equador, fazendo cinco defesas e segurando o 0 a 0 fora de casa. Jogou novamente os 90 minutos na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela.
Savarino (Venezuela)
Foi titular da Venezuela no empate em 1 a 1 contra a Argentina, mas ficou sumido do jogo. Foi substituído aos 21 do segundo tempo. Também foi titular na derrota por 2 a 1 para o Paraguai.
Thiago Almada (Argentina)
Foi titular da Argentina, mas pouco apareceu no empate com a Venezuela. Foi substituído no intervalo. Nesta terça, entrou no segundo tempo, com o jogo já resolvido, mas mostrou boa movimentação e fez um dos gols no 6 a 0 sobre a Bolívia.
Corinthians
Ángel Romero (Paraguai)
Entrou aos 30 minutos do segundo tempo de Equador 0 x 0 Paraguai e pouco participou do jogo. Nesta terça, entrou no intervalo na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela.
Félix Torres (Equador)
Teve boa atuação no empate com o Paraguai, sendo seguro defensivamente e fazendo a saída de bola pelo lado direito. Jogou novamente os 90 minutos no empate com o Uruguai.
José Martínez (Venezuela)
Foi titular e importante na marcação no empate contra a Argentina. Recebeu um cartão amarelo que o tirou do segundo jogo, contra o Paraguai.
Cruzeiro
Matheus Pereira (Brasil)
Foi convocado apenas para o segundo jogo, contra o Peru, para suprir ausência do suspenso Lucas Paquetá. Entrou aos 31 do segundo tempo, no lugar de Igos Jesus, e arriscou um chute a gol, com perigo.
Cuiabá
Isidro Pitta (Paraguai)
Entrou aos 22 minutos do segundo tempo no empate contra o Equador e pouco tocou na bola. Foi titular nesta terça na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela.
Flamengo
Arrascaeta (Uruguai)
Foi titular e esteve em campo em toda a derrota do Uruguai para o Peru. Teve atuação discreta, mas apareceu nas melhores chances uruguaias na partida. Jogou apenas o primeiro tempo no empate com o Equador nesta terça.
De La Cruz (Uruguai)
Não saiu do banco de reservas no primeiro jogo do Uruguai, contra o Peru. Nesta terça, contra o Equador, entrou no intervalo, no lugar de Arrascaeta.
Varela (Uruguai)
Atuou improvisado do lado direito de uma linha de três zagueiros na derrota do Uruguai para o Peru e demonstrou insegurança em alguns lances. Não saiu do banco nesta terça, no empate com o Equador.
Fabrício Bruno (Brasil)
Convocado após lesão de Éder Militão, o zagueiro ficou no banco de reservas nas duas vitórias do Brasil, sobre Chile e Peru.
Gerson (Brasil)
Entrou no início do segundo tempo da vitória do Brasil sobre o Chile e, apesar de não ter tido boa atuação individual, o funcionamento do meio de campo da Seleção melhorou após sua entrada. Ganhou vaga no time titular contra o Peru e atuou os 90 minutos na goleada por 4 a 0.
Plata (Equador)
Foi titular e jogou até os 21 minutos do segundo tempo, mas não foi efetivo pelo lado direito do ataque equatoriano no jogo contra o Paraguai. No empate com o Uruguai, novamente titular, saiu apenas nos acréscimos da partida.
Pulgar (Chile)
Suspenso, não participou da derrota do Chile para a seleção brasileira. Titular na goleada por 4 a 0 sofrida para a Colômbia, foi envolvido pelos adversários, como toda a equipe chilena. Saiu aos 38 minutos do segundo tempo e levou um cartão amarelo na partida.
Fluminense
Jhon Arias (Colômbia)
Atuando pelo lado direito de ataque, teve atuação apagada na derrota para a Bolívia. Nesta terça, contra o Chile, foi novamente titular na goleada por 4 a 0 sobre o Chile, substituído aos 31 do segundo tempo.
Facundo Bernal (Uruguai)
Convocado pela primeira vez pelo Uruguai, não teve chance de fazer sua estreia na seleção principal. Assistiu à derrota para o Peru do banco de reservas, e sequer foi relacionado no empate desta terça com o Equador.
Fortaleza
Kervin Andrade (Venezuela)
Não saiu do banco de reservas no empate com a Argentina e também na derrota para o Paraguai.
Kuscevic (Chile)
Fez parte dos 90 minutos da atrapalhada defesa chilena no jogo contra o Brasil, que concedeu espaços ao ataque adversário. Nesta terça, jogou toda a partida novamente, com resultado ainda pior: 4 a 0 para a Colômbia.
Grêmio
Soteldo (Venezuela)
Atuou os 90 minutos, criou boas situações e deu assistência para o gol de Rondón no empate com a Argentina. Apesar da derrota para o Paraguai, voltou a ter participação no gol venezuelano, marcado por Aramburu.
Villasanti (Paraguai)
Entrou aos 31 minutos do segundo tempo de Equador 0 x 0 Paraguai e deu apenas dois toques na bola. Na vitória sobre a Venezuela, entrou apenas aos 43 do segundo tempo.
Internacional
Enner Valencia (Equador)
Teve boa movimentação e obrigou Gatito Fernández a fazer três defesas em Equador x Paraguai. No empate com o Uruguai, foi titular e atuou até os 14 do segundo tempo.
Rochet (Uruguai)
Foi pouco exigido na derrota de 1 a 0 para o Peru, mas teve participação discutível no gol peruano. O cabeceio de Araujo foi em cima do goleiro colorado, que tocou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa. Foi titular novamente no 0 a 0 com o Equador.
Palmeiras
Gustavo Gómez (Paraguai)
Foi titular e teve atuação segura durante os 90 minutos do empate fora de casa contra o Equador. Na vitória sobre a Venezuela, sofreu um pênalti, desperdiçado por Enciso.
Richard Ríos (Colômbia)
Entrou no início do segundo tempo da derrota da Colômbia para a Bolívia e teve boa participação ofensiva, levando perigo em dois chutes. Na goleada por 4 a 0 sobre o Chile, nesta terça, foi titular e jogou os 90 minutos, com boa atuação.
Weverton (Brasil)
Foi reserva nas duas vitórias brasileiras, sobre Chile e Peru.
São Paulo
Bobadilla (Paraguai)
Foi titular no primeiro jogo, contra o Equador, e teve grande importância defensiva para a equipe segurar 0 a 0. Foi substituído aos 31 minutos do segundo tempo. Na vitória sobre a Venezuela, entrou aos 35 do segundo tempo.
Ferraresi (Venezuela)
Atuou os 90 minutos do empate contra a Argentina, tendo importância defensiva, mas errando bastante na saída de bola. Na derrota para o Paraguai, cometeu um pênalti em Gustavo Gómez, mas sua falha não teve impacto no resultado - Enciso perdeu a cobrança.
Jamal Lewis (Irlanda do Norte)
Foi titular em Bielorrússia 0 x 0 Irlanda do Norte, na Liga C da Liga das Nações, e foi substituído aos 22 do segundo tempo. Nesta terça, ficou no banco na goleada por 5 a 0 sobre a Bulgária.
Vasco
Pumita Rodríguez (Uruguai)
Não foi utilizado nos dois jogos do Uruguai, a derrota para o Peru e o empate com o Equador.