A construção do estádio do Flamengo, que está prevista para acontecer até o fim da atual década, não fará o clube dar as costas ao Maracanã. Pelo menos é o que garante Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro.
- Se a gente for ver todos os estádios do Brasil, são estádios em que a você joga 30 e poucas datas por ano em média. Aqui no Maracanã é o contrário, são 70 datas, setenta e poucas datas. Vamos continuar tendo demandas do Flamengo aqui, tenho falado sempre que eu imagino que o Maracanã é o estádio perfeito para os clássicos regionais. Os do Fluminense já serão aqui porque ele é o nosso parceiro no Maracanã. Só aí já tem alguns jogos a mais.
Tão logo que a arena do Flamengo tenha condições de receber jogos, o Maracanã ficará vago por inúmeras datas. Diante disso, Landim acredita que as negociações para o Vasco jogar no mais icônico estádio do Rio de Janeiro se tornaram mais fáceis. O clube de São Januário, aliás, participou da última licitação para assumir o Maraca, mas a dupla Fla-Flu levou a melhor.
- A gente sabe que o Vasco tem interesse em algumas datas no Maracanã, sempre demonstrou isso. A dificuldade que a gente tinha era adaptar isso ao calendário do futebol, que é uma complicação muito grande. E também associado ao problema da manutenção do gramado. Eventualmente com o Flamengo tirando seus jogos daqui isso fica mais fácil para acomodar essa justa demanda do Vasco.
Landim lembrou que a seleção brasileira continuará jogando no Maracanã e deixou claro que shows poderão ser realizados no local. O importante é ter cuidado com o gramado.
- O Maracanã vai poder ser utilizado para outras coisas também. Aí tendo menos jogos e desenvolvendo outras técnicas que não prejudiquem o gramado, fazer shows vai ser algo que teremos de conversar com o Fluminense. Não tenho dúvida nenhuma de que o Maracanã continuará viável, independentemente da construção de um novo estádio para o Flamengo.
- Acho que o Rio de Janeiro precisa e merece mais. Rio de Janeiro é uma cidade turística e gigantesca. Há uma demanda muito grande por espetáculos. Essa vocação o Maracanã tem por sua posição na cidade, sua logística toda especial de chegada de pessoas aqui, transporte urbano. Esse aqui é e continuará sendo um estádio muito especial, que certamente será utilizado por muito tempo.
- A gente vai finalmente conseguir desengargalar com mais um estádio essa enorme demanda que a gente tem de três times grandes com muita torcida no Rio de Janeiro e que cria todos esses problemas para que a gente possa apresentar bons espetáculos com bons gramados sempre.
Fluminense não se preocupa com a parceria
Landim garantiu que a parceira com o Fluminense seguirá na administração, mesmo com menos partidas do Flamengo por temporada.
- A gente tem um acordo existente e vai manter a nossa participação no Maracanã, independentemente de a gente ter o nosso estádio. Uma coisa é administrar o estádio junto com o Fluminense, outra coisa é ter todos os seus jogos mandados aqui no Maracanã.
O Fluminense, em nota, mostrou-se tranquilo em relação ao controle do estádio e disse que "cumprirá fielmente o compromisso assumido". No acordo, a participação econômica do Flamengo é de 65% e os outros 35% ficam com o Flu.
"O objetivo do Fluminense de gerir o Maracanã não se altera no caso da construção de um novo estádio. O clube seguirá firme em sua parceria e cumprirá fielmente o compromisso assumido".
Governo confia que Flamengo manterá acordo
Em nota ao ge, o Governo do Estado do Rio de Janeiro manifestou-se de forma favorável ao estádio do Flamengo. Em relação ao Maracanã, o órgão garante ter confiança de que o Rubro-Negro não descumprirá nada do que foi acordado em relação à administração do mesmo para os próximos 20 anos. Confira:
"O Governo do Estado é favorável e vê com naturalidade o fato de o Flamengo buscar construir um patrimônio importante como um estádio de futebol e espera que o clube consiga realizar seu projeto. Para o Estado do Rio de Janeiro, a existência de um novo equipamento esportivo vem a somar com o esporte e o lazer da população fluminense.
Além disso, o governo ressalta que, com o final do processo licitatório, o Complexo do Maracanã foi concedido ao consórcio Fla-Flu pelos próximos 20 anos, por meio de contrato em que obrigações e compromissos ficam pré-estabelecidos. Dessa forma, o Poder Executivo Estadual confia que as cláusulas contratuais serão cumpridas. O objetivo do Governo do Estado é manter o Maracanã como estádio competitivo e preservar seu valor histórico como templo do futebol".