Ao que tudo indica, Payet vai se despedir do Vasco em menos de um mês. No dia 5 de maio, o contrato do francês com o clube chega ao fim e por isso ele só vai se encontrar com a torcida em São Januário apenas em uma partida.
O gesto de rodar São Januário aplaudindo a torcida ao final de cada jogo só pode acontecer, com o final do vínculo no dia 5 maio, no duelo contra o Lanús-ARG, pela Copa Sul-Americana, no dia 22. Os outros quatro jogos até lá, não serão na Colina Histórica.
Depois virá o duelo contra os argentinos, e jogos longe do Rio de Janeiro contra Cruzeiro, na Série A, e Operário, pela Copa do Brasil.
No dia 4, um dia antes do final do contrato, o Vasco recebe o Palmeiras. No entanto, o duelo foi vendido para Brasília e por isso Payet não terá mais um um encontro com os vascaínos em São Januário. Contratado em 2023 com status de ídolo, o camisa 10 ficou devendo.
Com desempenho abaixo do esperado e salários com valores elevados, a renovação é dada como descartada dentro do clube. Por enquanto, são 75 jogos com sete gols e 13 assistências. Dos gols anotados, seis foram dentro da Colina Histórica.
Apenas se tiver uma reviravolta muito grande, Payet seguirá por mais tempo no Vasco. Inicialmente, são apenas mais cinco jogos para a despedida.