O Vasco da Gama vive um momento de turbulência na temporada de 2024. Sem vencer há seis jogos, o Gigante da Colina tem uma lista de problemas para solucionar durante a Data Fifa. Entretanto, o grupo recebeu alguns dias de folga, até quarta-feira (9), e terá o último período de descanso mais longo antes do final de 2024. Na 29ª rodada do Brasileirão Série A, de volta ao seu estádio após 35 dias, a equipe teve uma péssima atuação e ficou no empate com o Juventude.
Após o período de descanso concedido aos atletas, Rafael Paiva tem o desafio de colocar sua equipe de volta aos trilhos. O time caiu de rendimento no mês de setembro, após embalar uma boa sequência em agosto, se distanciou do G8 e agora a preocupação é se afastar o mais rápido possível da zona de rebaixamento.
Em primeiro lugar, o técnico do Vasco precisa colocar ordem na casa e recuperar o bom momento dos seus jogadores, tecnicamente e fisicamente. Na sequência, Rafael Paiva terá a possibilidade de entrosar Maxime Dominguez com seus novos companheiros de equipe. O meia suíço foi titular pela primeira vez e teve uma boa atuação contra o Juventude.
Além disso, o Cruzmaltino poderá recuperar alguns jogadores que lidam com problemas físicos. Por exemplo o craque Philippe Coutinho. Com três jogos em sequência, dois como titular, o Cria da Colina sentiu cansaço muscular e precisou ficar no banco de reservas no duelo em São Januário. Outro jogador que pode aproveitar a pausa é Jair, que está recuperado de uma grave lesão no joelho. O camisa 8 já treina com os companheiros e pode ser relacionado para enfrentar o São Paulo no dia 16 de outubro.
De olho na sequência pesada de confrontos, Rafael Paiva precisa encontrar soluções o quanto antes, afinal a equipe coleciona falhas defensivas nos últimos jogos e a principal missão é escolher a dupla de zaga mais eficiente. O treinador também precisa definir quem serão seus pontas, já que perdeu Adson e David, ambos lesionados e sem previsão de volta aos gramados.