Em segundo lugar no grupo G da Sul-Americana, o Vasco viu o Lanús se distanciar na liderança e abrir três pontos de vantagem após a goleada histórica sofrida pelo time carioca para o Puerto Cabello. Quais são os cenários para garantir uma vaga à próxima fase?
O Vasco terá mais dois jogos pela frente na fase de grupos:
contra o Lanús, na Argentina, no dia 13;
e Melgar, em São Januário, no dia 27.
Para se classificar em primeiro do grupo, o confronto direto contra o time argentino será fundamental. A vitória é o único caminho para seguir vivo na luta pelo topo do grupo. Veja os cenários abaixo:
Para chegar à liderança
O Vasco precisa vencer os dois jogos restantes e torcer para um tropeço do Lanús no confronto contra o Puerto Cabello, na última rodada, para ultrapassar os argentinos em número de pontos.
Caso o Vasco vença os dois jogos, e o Lanús também vença o Puerto Cabello na última rodada, o time carioca precisará tirar uma diferença de seis gols de saldo em relação ao Lanús. O time argentino tem saldo positivo de quatro gols, enquanto o Gigante da Colina tem saldo negativo de dois.
Assim, o Vasco precisaria vencer o próprio Lanús na próxima rodada por uma boa diferença de gols e, posteriormente, derrotar o Melgar com um saldo suficiente para superar o saldo de gols do Lanús, em caso de vitória do time argentino sobre o Puerto Cabello no outro jogo do grupo.
Exemplos:
Vasco se classifica pelo número de pontos
Vasco se classifica pelo saldo de gols
Vasco se classifica pelo número de gols marcados
E se terminar em segundo?
Vale lembrar que o regulamento da Copa Sul-Americana prevê uma disputa de playoffs entre os segundos colocados de cada chave e os terceiros colocados da fase de grupos da Copa Libertadores. O Vasco, a exemplo de qualquer outra equipe, quer evitar esse caminho, embora seja o mais provável no momento.
Mesmo para se classificar em segundo, o Vasco só vai decidir sua vida no último jogo. No cenário mais promissor na próxima rodada, o Vasco vence o Lanús e conta com o empate entre Melgar e Puerto Cabello. Mas, dessa forma, os peruanos e os venezuelanos chegariam à partida derradeira com chance de entrar na zona de classificação.
Em caso de empate ou derrota para o Lanús na Argentina, o Vasco seria ultrapassado na tabela pelo vencedor da partida entre Puerto Cabello e Melgar e chegaria à última rodada não podendo ter nenhum outro resultado além da vitória.