O Vasco sofreu nova derrota na Sul-Americana na noite desta terça-feira e perdeu por 1 a 0 para o Lanús no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires. Com apenas uma vitória em cinco jogos, o time de São Januário não tem mais chances de terminar em primeiro lugar no seu grupo, mas segue dependendo apenas de si para se classificar para a próxima fase.
Com a derrota, o Vasco estacionou nos cinco pontos e caiu para a terceira posição do Grupo G. Foi ultrapassado pelo Melgar, que venceu o Puerto Cabello na Venezuela nesta terça e agora soma sete pontos. O Lanús foi a 11 e garantiu a classificação como líder da chave.
Na Sul-Americana, somente os primeiros colocados dos grupos avançam direto para as oitavas de final. Os clubes que terminam em segundo ainda precisam passar por um playoff contra equipes eliminadas na Libertadores.
Para chegar às oitavas, portanto, o Vasco precisará passar por esse playoff. Antes disso, terá que vencer o Melgar na sexta e última rodada. O time comandado por Fernando Diniz só passa de fase se vencer os peruanos em São Januário no próximo dia 27. Empate não serve.
Dessa forma, o Vasco chegaria aos oito pontos e garantiria a vice-liderança do Grupo G. O já classificado Lanús fecha sua participação na fase de grupos contra o Puerto Cabello, novamente em Buenos Aires.
Vasco e Melgar se enfrentam no dia 27, em São Januário, às 19h (de Brasília). Na estreia da chave, as equipes empataram em 3 a 3 no Peru.