Quando o Vasco analisou suas preferências para o mercado, a direção do clube chegou a um consenso de que precisava contratar um volante que chegasse para jogar no time titular. Rapidamente, o nome de Thiago Mendes chegou à mesa dos diretores vascaínos. Com Admar Lopes, a negociação andou e se encontra avançada neste momento. Mas o que levou a isso?
Thiago Mendes estava no Al-Rayyan, do Catar, e vinha de poucos jogos no Oriente Médio. Mas o Vasco viu no volante uma grande oportunidade de mercado para qualificar o time titular e dar mais opções para Fernando Diniz. O jogador chegaria de graça ao clube, já que está livre depois de não renovar com o clube catari.
Entre os motivos que mais se destacaram nas avaliações estão a versatilidade e a experiência do jogador, além da qualidade técnica.
E as avaliações partem de um nome que conhece bem Thiago Mendes: Admar Lopes. O novo diretor do Vasco aprovou o volante quando era coordenador de scouting do Lille, da França. O clube francês tirou o jogador do São Paulo em 2017. Com boas referências, o nome foi prontamente aceito
Fernando Diniz também aprovou a qualidade do jogador, que agrada também pela versatilidade. Além de atuar nas duas posições do meio de campo, como primeiro ou segundo volante, o atleta atuou como zagueiro em algumas temporadas na Europa.
Apesar das ressalvas iniciais em relação à questão física, por vir de uma liga de menos intensidade e pela lesão recente que teve, o jogador passou no crivo do Vasco. Na última temporada, que foi afetada pela lesão na coxa esquerda que o tirou de combate de setembro a fevereiro, ele atuou em apenas 11 partidas. No entanto, não tinha um histórico grande de lesões antes disso.
A experiência que ele traria ao grupo também é bem avaliada. O Vasco o enxerga como um jogador com nível consistente e de experiência, para um setor que sofre com oscilações desde o início do ano, com Hugo Moura, Jair, Paulinho, Tchê Tchê e Cocão se revezando no time titular.
O Vasco avançou para contratar o volante Thiago Mendes na última segunda-feira. O clube carioca chegou perto de valores que o estafe do atleta queria e agora debate o tempo do contrato para sacramentar a negociação.
O Vasco ofereceu um vínculo até o fim de 2026 para Thiago Mendes. O estafe do volante negocia para que o contrato seja, pelo menos, até o fim de 2027. O jogador tem 33 anos e tinha o interesse do clube catari para a renovação, mas não houve acordo financeiro.
Thiago Mendes está jogando fora do Brasil há oito temporadas. O jogador atuou pelo São Paulo entre 2015 e 2017, com 147 partidas disputadas e 12 gols marcados. No começo do ano, o Tricolor tentou a contratação.
O volante de 33 anos atuou por duas temporadas no Lille, com 72 partidas, quatro gols e nove assistências. No Lyon, jogou por quatro temporadas, com 143 jogos, dois gols e 12 assistências. Há duas temporadas está no Al Rayyan, com 31 partidas, um gol e uma assistência.