Futebol

O que fez o Vasco antecipar o fim de contrato de Payet

Dimitri Payet está de saída do Vasco. Como revelou o CEO Carlos Amodeo na segunda-feira, o clube tem conversas com representantes do jogador para uma rescisão imediata, antecipando o fim do seu contrato (que a princípio vai até 31 de julho).

O desinteresse do Vasco em renovar o contrato de Payet não é novidade. O clube chegou a abrir conversas para debater uma possível renovação no início do ano, contanto que o jogador aceitasse diluir o que tinha para receber de salário nos meses que seriam acrescentados ao vínculo. Mas as atuações apagadas do meia nas poucas vezes em que foi a campo na temporada esfriaram qualquer possibilidade de que isso saísse do papel.

Este ano, Payet disputou 17 jogos, apenas quatro como titular. Deu três assistências, mas não fez gols. Ele não vai a campo desde o dia 15 de abril porque se recupera de uma lesão no joelho e recentemente foi liberado dos treinos para viajar à França "por questões particulares".

No Vasco, a conclusão desde o início da temporada é de que Payet não entrega em campo o equivalente ao que recebe: ele tem o segundo maior salário do elenco (atrás apenas de Philippe Coutinho) e recebe mensalmente algo em torno de R$ 1,3 milhão. A rescisão do contrato do meia foi tema de discussão interna ainda no fim do ano passado, por exemplo.

Com a antecipação da saída, o Vasco na teoria se livra da obrigação de pagar ao menos um mês do salário milionário do jogador e imediatamente abre espaço na folha salarial de olho na próxima janela de transferências. Amodeo reforçou que busca "fazer o encerramento desse ciclo da melhor forma possível". Sem litígios, portanto.

A diretoria fez movimento similar nos casos recentes de Souza e Manuel Capasso, que estavam fora dos planos da comissão técnica e tiveram o fim do contrato antecipado para abrir espaço na folha.

A partida contra o São Paulo depois da Data Fifa, no dia 12 de junho, será provavelmente a última oportunidade de Payet de vestir a camisa do Vasco. Como o calendário pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, o clube teria apenas mais seis jogos para disputar antes do fim do contrato de Payet.

- Até porque nós vamos dar uma parada agora, a partir do dia 12 até o dia 12 do mês subsequente. O contrato dele vence 15 dias depois da retomada da competição - lembrou Carlos Amodeo.

Os últimos gols que Payet marcou pelo Vasco foram na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia em outubro do ano passado, pelo segundo turno do Brasileirão, em São Januário. Veja como foi:

Assistir vídeo

Contratado em 2023, Payet atuou em 75 jogos com a camisa do Vasco, com sete gols marcados e 12 assistências.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/08/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 6
    Santos Santos 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Quarta-feira, 20/08/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Domingo, 24/08/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 31/08/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A Ilha do Retiro
Artilheiro
Pablo Vegetti 22
Jogos
Vitórias 14 (31,11%)
Empates 15 (33,33%)
Derrotas 16 (35,56%)
Total 45
Gols
Marcados 59 (53,15%)
Sofrido 52 (46,85%)
Total 111
Saldo 7
Cartões
Amarelos 103 (95,37%)
Vermelhos 5 (4,63%)
Total 108