Maior estádio do interior do Brasil, o Parque do Sabiá, em Uberlândia, será o palco do duelo entre Cruzeiro e Vasco neste domingo pela 6ª rodada do Brasileirão. O local foi inaugurado em 1982 e, dois anos depois, atingiu o seu maior público em um jogo entre clubes — justamente, com o time carioca em campo.
Pelo Campeonato Brasileiro de 1984, o Vasco viajou ao Triângulo Mineiro para visitar o Uberlândia, que estava na primeira divisão por ter conquistado a Taça de Prata no mesmo ano. No dia 8 de abril, mais de 54 mil pessoas estiveram nas arquibancadas do estádio — na época, chamado de João Havelange — para assistir ao time anfitrião enfrentar a equipe carioca, liderada por Roberto Dinamite.
O ídolo vascaíno não marcou naquele jogo, que terminou empatado por 0 a 0. O principal jogador em campo foi o goleiro Roberto Costa, do Vasco, que foi eleito o goleiro do Fantástico naquele domingo.
Os dois times estavam no Grupo D da fase de quartas-de-final, em chave que também tinha Coritiba e Fortaleza. O Vasco terminou aquele Brasileirão com o vice-campeonato após perder a final para o rival Fluminense. Dinamite foi o artilheiro da competição com 16 gols. O UEC foi eliminado nessa fase e ficou na 16ª posição na competição.
Na história do Parque do Sabiá, apenas o amistoso internacional entre Brasil e Irlanda, que inaugurou o estádio, no dia 27 de maio de 1982, recebeu mais pessoas. Cerca de 74 mil torcedores acompanharam a goleada verde-amarela por 7 a 0.
A capacidade total do Parque do Sabiá é de mais de 50 mil pessoas, mas o Corpo de Bombeiros libera até 40 mil torcedores nas partidas por questões de segurança. O estádio recebeu jogos recentes de Cruzeiro e Vasco, incluindo uma derrota da Raposa para o Atlético-MG em 2023 e um tropeço do Gigante da Colina diante do Nova Iguaçu pelo Carioca de 2024.
Cruzeiro e Vasco entram em campo a partir das 18h30 deste domingo. A Raposa é a 7ª colocada do Brasileirão, com 7 pontos. O time carioca é o 8º com os mesmos sete pontos da equipe mineira.